Zootecnistas de Parintins regulamentam Associação para todo o Amazonas

por clely — publicado 09/11/2019 12h30, última modificação 19/11/2019 13h03

Aclamar a Associação dos Zootecnistas do Estado do Amazonas, seu Estatuto, assim como sua primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Esse foi o objetivo central da audiência pública promovida hoje (08) pela Câmara de Parintins. Requerida pelo presidente Telo Pinto (PSDB), a discussão foi pautada nos aspectos econômico, político e social, além da valorização do profissional de Zootecnia. Além de representantes de instituições de ensino e dos setores atrelados à temática, participaram da programação os vereadores Beto Farias (Podemos), Gelson Moraes (PSD), Nêga Alencar (PSD) e Tião Teixeira (PTB).

Como professora do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Dra. Soraya Freitas elencou a necessidade de ampliar a projeção da profissão no contexto da sociedade parintinense. “Parintins também faz ciência e tecnologia”. Com a assertiva, a educadora enalteceu a formação dos profissionais no aspecto técnico e crítico, bem como a inserção desses conhecimentos na rotina da população no âmbito econômico.

O presidente da Associação de Zootecnia do Amazonas Carlos Adenyr enfatizou a organização formal da categoria em Parintins. Dessa forma, disse que a sede da Associação será no município, visto a relevância da cidade no Setor Primário dentro do estado amazonense. Na oportunidade, conclamou o apoio do poder público e instituições correlatas. Mais vagas em concursos públicos municipais, pós-graduação e unidades demonstrativas no Parque de Exposição Agropecuária de Parintins – "EXPOPIN", foram demandas ressaltadas.

“Eterno pesquisador”. Assim o vice-prefeito de Parintins Tony Medeiros (PSD) definiu o profissional de Zootecnia, que agrega a incessante busca por produtividade. Representante do Executivo, ele explanou sobre a condução da administração pública, bem como a luta em viabilizar a consolidação de meios que objetivem impulsionar alternativas econômicas na região.

Engajado no projeto de fortalecimento do setor no município, o presidente da Câmara Telo Pinto (PSDB) defendeu a efetivação de nova política no setor. Para isso, citou a importância da realização de discussões, criação de estágios nas propriedades locais e trabalhar a conscientização dos produtores com foco no desenvolvimento técnico e aprimoramento da produção. “Encontramos no setor primário uma porta para desenvolver nosso município. No entanto, não produzimos nem 20% do que se consome aqui. Isso é preocupante, temos que tomar como política pública de prioridade”, disse.