Vice-Presidente da Câmara de Parintins propõe que Bumbódromo seja Hospital de Campanha

por clely — publicado 13/04/2020 08h10, última modificação 15/04/2020 11h32
A proposta reforça a Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ajuizada neste domingo (12).

O vereador Tião Teixeira (DEM) defende a implantação de Hospital de Campanha, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Bumbódromo, em Parintins, para tratamento de pacientes com Covid-19. A proposta reforça a Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ajuizada neste domingo (12).

O vice-presidente da Câmara Municipal de Parintins acredita que o local, com ampla estrutura física, é adequado para as instalações de UTI adulta e pediátrica, assim como Hospital de Campanha, em razão do número crescente de casos de coronavírus, no Amazonas, por conta do congestionamento do sistema de saúde pública, em Manaus.

Tião Teixeira entende o momento difícil enfrentado pelo Brasil, com o avanço da pandemia de coronavírus, e fez a sugestão para transformação das salas do Bumbódromo em leitos de UTI, destinados aos atendimento de pacientes infectados com a doença, em virtude, também, da indefinição da realização do 55° Festival Folclórico de Parintins.

O pedido é direcionado ao Governo do Amazonas e ao Governo Federal, para reforçar a saúde de Parintins. As salas do Bumbódromo estão disponíveis, com a suspensão das atividades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, bem como do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por prevenção à Covid-19.

O vereador afirma que a Prefeitura de Parintins não tem condições de arcar com investimentos em UTI e necessita, em caráter de urgência, do amparo do Ministério da Saúde. Tião Teixeira reconhece que, atualmente, Parintins tem o Hospital Jofre Cohen preparado, com uma equipe médica especializada e empenhada no tratamento de Covid-19.

O parlamentar compreende ser preciso encontrar alternativas para ajudar Parintins, devido a carência de UTI. Com atendimento às demandas do município, Tião Teixeira informa que tem atuado com trabalho em casa e a suspensão de expediente da Câmara Municipal de Parintins gera grande economia aos cofres públicos, pela contenção de despesas.