Vereadora Vanessa Gonçalves ressalta a importância do combate a exploração e abuso sexual infantil

por Mayara Carneiro publicado 03/06/2024 13h35, última modificação 03/06/2024 14h50 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Durante pronunciamento, Venessa mencionou a Caminhada de Sensibilização, realizada nesta sexta-feira (31), pela ACSSUS em parceira com a Fametro e apoio da ChilFund Brasil, no “maio laranja” que tem como objetivo combater a exploração sexual infantil.
Vereadora Vanessa Gonçalves ressalta a importância do combate a exploração e abuso sexual infantil

Vereadora Vanessa Gonçalves na Câmara de Parintins

Na 28° sessão realizada nesta segunda-feira (03), a vereadora Vanessa Gonçalves (MDB) destaca a importância do combate a exploração e abuso sexual infantil.

Durante pronunciamento, Vanessa mencionou a Caminhada de Sensibilização, realizada nesta sexta-feira (31), pela ACSSUS em parceira com a Fametro e apoio da ChilFund Brasil, no “maio laranja” que tem como objetivo combater a exploração sexual infantil.

A vereadora enfatiza que a exploração e o abuso sexual infantil são problemas graves que afetam crianças em todo o mundo. Estes crimes, além de causarem danos físicos e emocionais imediatos, têm consequências duradouras que podem afetar o desenvolvimento psicológico e social das vítimas. “Abordar essas temáticas é necessário, tanto para proteger as crianças quanto para garantir um futuro mais seguro e justo para todos.” afirmou.

As crianças vítimas de exploração e abuso sexual enfrentam uma gama de consequências devastadoras. A curto prazo, podem sofrer com traumas físicos e emocionais, dificuldades de confiança, baixa autoestima e problemas comportamentais. A longo prazo, essas crianças estão sujeitas a desenvolver problemas como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático, que podem influenciar em suas relações interpessoais.

A vereadora Vanessa Gonçalves ressalta ainda que prevenir a exploração e o abuso sexual infantil é crucial. “Isso envolve educar crianças, pais e comunidades sobre os sinais de abuso e os passos a serem tomados se o abuso for suspeitado ou detectado. Através da educação, prevenção, é possível criar um ambiente seguro onde todas as crianças possam crescer, livres do medo e da violência.”