Vereadora Márcia pede contratação de psicólogos para atender na Delegacia de Polícia e reforma para o Creas
Promover atendimento humanizado para as vítimas da violência sexual foi tema abordado pela vereadora Márcia Baranda (MDB), nesta segunda-feira, 26, que indicou à Prefeitura Municipal a contratação de um profissional psicólogo para atuar na Delegacia Especializada de Parintins.
De acordo com a vereadora, esse profissional não está disponível para atendimento às vítimas. “A delegada Alessandra nos informou que só na semana passada cinco crianças foram abusadas, inclusive uma de 3 anos de idade e o abusador é quase sempre do meio familiar", enfatizou.
Márcia, que é membro da Comissão das mulheres, da família e dos idosos, disse que o atendimento qualificado e humanizado dos profissionais faz grande diferença, facilitando o atendimento para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, mulheres vítimas da violência doméstica e outros tipos de violência.
Outro pedido da vereadora se deu para que a Prefeitura faça reforma no prédio onde funciona o Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS.
Em seu relato, Márcia Baranda disse que se faz necessária uma reforma no espaço que apresenta precariedade . “Começando pelo telhado onde existem muitas goteiras, além de morcegos, pombos, os ar condicionados encontram-se com defeitos. Nesse período de chuva fica difícil os atendimentos tanto para o profissional, quanto para a população, colocando em risco a saúde de toda a equipe”, pediu a vereadora.
Márcia voltou a cobrar resposta da Empresa I. J. Ribeiro Construção Ltda (Paris Engenharia Ltda) sobre o rompimento da contenção do muro de arrimo na orla de Parintins. Pediu também o cronograma de asfaltamento e recapeamento da Cidade já solicitado por outros colegas de parlamento.
Parabenizou a Escola Glauber Viana Gonçalves (Associação Pestalozzi) pelos 36 anos de fundação e a Escola Paulo Manna pelo desafio de se manter firme na educação em tempos de pandemia, ressaltando a data 24 de abril Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.
Outro destaque da vereadora foi a visita aos estúdios da Rádio Clube onde são transmitidas as Aulas “Aprendendo em Casa pelas ondas do Rádio”, parabenizando a Semed e pedindo valorização ao professor. Ressaltou também que muitas famílias não têm condições de adquirir os instrumentos necessários para a aprendizagem do aluno como o rádio e a internet.