Vereadora Márcia Baranda propõe parceria para combater violência contra a mulher em Parintins
Nesta segunda-feira (09/10), durante a sessão na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou uma indicação visando combater a alarmante violência contra a mulher no município. A indicação solicita a realização de uma Ação Social por meio da parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM) e a Câmara Legislativa local, com o propósito de oferecer apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Os números da violência contra a mulher em Parintins são preocupantes, e a vereadora Márcia Baranda está empenhada para combater essa questão. De acordo com dados levantados pela equipe da parlamentar, em 2022 o Estado do Amazonas registrou 4.691 casos de violência contra a mulher, e Parintins contribui significativamente para essa estatística alarmante.
"No início deste ano, a Delegacia Especializada de Polícia já havia expressado sua preocupação em relação à gravidade da situação em Parintins. Somente nos primeiros três meses de 2023, foram registrados 250 casos de violência doméstica, 11 estupros de vulneráveis e 56 casos de crimes contra idosos", disse a vereadora.
E concluiu: "a violência contra a mulher assume diversas formas, não se limitando apenas à violência física, incluindo violência patrimonial, moral e psicológica".
A vereadora Márcia Baranda ressalta a necessidade de ações articuladas para combater essa crescente problemática e destaca sua firme determinação em apoiar as mulheres que sofrem com diferentes formas de violência. Essa é mais uma dentre várias demandas em favor das mulheres, que a vereadora trás a discussão, apresentando, paralelamente, um resolução. A indicação busca estabelecer uma parceria crucial entre a Cevid/TJAM e a Câmara Municipal para oferecer assistência e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Parintins.