Vereadora Márcia Baranda propõe inclusão do programa NutriSUS em Parintins para reforçar alimentação infantil

por Mayara Carneiro publicado 03/04/2025 10h39, última modificação 03/04/2025 10h39 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
A proposta atende crianças de 6 a 24 meses, faixa etária com maior incidência de anemia, especialmente entre as populações mais vulneráveis.
Vereadora Márcia Baranda propõe inclusão do programa NutriSUS em Parintins para reforçar alimentação infantil

Vereadora Márcia Baranda na Câmara de Parintins

A vereadora Márcia Baranda (União Brasil) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura Municipal de Parintins a implementação do programa NutriSUS, do Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer a alimentação infantil e combater deficiências nutricionais, especialmente a anemia, com a suplementação de micronutrientes.

O NutriSUS foi reformulado em 2021 e agora distribui sachês de micronutrientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao invés das creches, como era feito entre 2014 e 2019. A proposta atende crianças de 6 a 24 meses, faixa etária com maior incidência de anemia, especialmente entre as populações mais vulneráveis.

A suplementação consiste na adição de 15 vitaminas e minerais em pó nas refeições das crianças, o que tem se mostrado mais eficaz e com menos efeitos colaterais do que o uso isolado de ferro. A distribuição dos sachês ocorre durante as consultas de puericultura, aproveitando o momento de acompanhamento da saúde infantil.

O NutriSUS já atende mais de 4 mil municípios no Brasil e tem como objetivo combater a desnutrição infantil e melhorar a qualidade de vida das crianças.