Vereadora Márcia Baranda propõe criação de programa psicológico para mulheres mastectomizadas em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 09/10/2024 12h55, última modificação 11/10/2024 10h42 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
A vereadora destacou a necessidade de suporte psicológico adequado durante todas as fases do tratamento, especialmente para enfrentar os desafios emocionais relacionados à perda da feminilidade, mudanças corporais, e os medos associados ao câncer, como a recorrência da doença.
Vereadora Márcia Baranda propõe criação de programa psicológico para mulheres mastectomizadas em Parintins

Vereadora Márcia Baranda na Tribuna da Câmara de Parintins

A vereadora Márcia Baranda (UB) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Parintins solicitando à Prefeitura a criação de um Programa Especial de Assistência Psicológica voltado para mulheres que passaram pela mastectomia no município. O procedimento, comumente realizado para o tratamento do câncer de mama, pode causar impactos profundos na vida das pacientes, tanto físicos quanto emocionais e sociais. 

A vereadora destacou a necessidade de suporte psicológico adequado durante todas as fases do tratamento, especialmente para enfrentar os desafios emocionais relacionados à perda da feminilidade, mudanças corporais, e os medos associados ao câncer, como a recorrência da doença. "A mastectomia é uma cirurgia mutiladora que afeta não apenas o corpo, mas também a mente. Oferecer apoio psicológico às mulheres que passaram por isso é fundamental para promover a recuperação emocional e a qualidade de vida delas", ressaltou a vereadora. 

Com base em estudos que mostram os benefícios do acompanhamento psicológico para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, a vereadora enfatizou que o programa pode melhorar o bem-estar geral, a tolerância ao tratamento oncológico e fortalecer a comunicação entre pacientes, suas famílias e equipes de saúde.