Vereadora Márcia Baranda indica a implantação de um Centro de Reabilitação Pós Covid

por Mayara Carneiro publicado 09/03/2021 10h32, última modificação 09/03/2021 10h32 Texto e Fotos: Assessoria Parlamentar
Frisou que a Indicação é essencial para a recuperação de pessoas que apresentam os vários tipos de sequelas pela COVID-19.

A implantação de um Centro de Reabilitação Pós-alta de COVID-19 no município de Parintins foi a indicação da vereadora Márcia Baranda (MDB) à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Parintins, na sessão desta terça-feira na Câmara Municipal. O Centro visa oferecer atendimento por uma Equipe Multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos e psicólogos, além de atendimento médico especializado para tratamento de sequelas da doença.

A parlamentar disse que devido ao aumento dos números de casos de COVID-19, o sistema de saúde está sobrecarregado em todo país e o agravamento da doença também chama atenção, pois a necessidade de internação por longos períodos de tempos se faz necessária. Os pacientes que felizmente conseguem vencer a doença apresentam uma série de sequelas bastante significativas em diversos aspectos.

“São muitos os relatos de pessoas que apresentam complicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perdas de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, alterações de sensibilidade, raciocínio lento, estresse pós-traumático, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão e ansiedade, e até mesmo casos de pessoas que precisam retornar aos hospitais mesmo após a alta devido alguma outra sequela”, justificou a parlamentar.

Márcia Baranda lembrou que no período de internação os pacientes recebem excelente acompanhamento dos fisioterapeutas no Hospital Jofre Cohen, contando com apoio da Samel, mas após a alta médica é fundamental que recuperem a capacidade ventilatória de forma rápida para retomar suas atividades.

“É preciso continuar reforçando as medidas de prevenção e buscar sempre o tratamento mais adequado da doença, se faz necessário um acompanhamento mais cuidadoso com os pacientes, principalmente as pessoas que foram acometidas pela forma mais grave da doença e que no período de pós-alta apresentam maiores complicações”, reforçou.

Com a Pandemia, muitos setores ficaram paralisados e ela atingiu de forma direta muitos trabalhadores, pais de família, geradores de rendas e isso também é um fator que dificulta o tratamento de recuperação, pois os custos são muitos elevados com consultas especializadas, fisioterapia e outros tratamentos adequados para o restabelecimento de saúde dessas pessoas.

“Ressaltamos que essa indicação é essencial para a recuperação de pessoas que apresentam os vários tipos de sequelas pela COVID-19, entre esses pacientes estão: pessoas idosas, pessoas com comorbidades, que fazem parte do grupo de risco, além de muitos profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais que atuam na limpeza e manutenção de hospitais, que assim como os outros precisam se restabelecer por completo”, finalizou a vereadora.