Vereadora Brena solicita apoio ao Governo do Estado ajuda humanitária para as comunidades rurais do município de Parintins
Durante a 47ª Sessão Ordinária ocorrida nesta terça-feira (17), a vereadora Brena Dianná (UB) encaminhou indicação ao Governo do Estado, tendo em vista a demora da prefeitura de Parintins em atender as famílias que estão sendo afetadas pela grande seca. “A prefeitura infelizmente não se prepara para combater essas precariedades. Não é a primeira vez que isso acontece e desde meados de agosto, já era previsto uma seca grande”, disse a vereadora.
O Governo do Estado do Amazonas tem mobilizado e feito uma grande força tarefa para levar ajuda humanitária por meio do envio de cestas básicas para as famílias da zona rural em todos o Estado do Amazonas. E dessa forma, a vereadora solicita que essa ajuda também chegue às famílias no interior do município de Parintins, que estão enfrentando situações de isolamento e escassez de água, além das dificuldades de deslocamento, em virtude da forte estiagem que atinge a região Norte. O município de Parintins está localizado na região do Baixo Amazonas e possui uma população estimada em 96.372 habitantes, segundo o IBGE. Mais de 30% dessa população reside na zona rural, em comunidades ribeirinhas que dependem exclusivamente dos rios para o transporte fluvial e abastecimento de alimentos.
Diante dessa crise hídrica e econômica, a vereadora expressa sua preocupação e solidariedade às comunidades ribeirinhas afetadas pela seca e pede ações mais efetivas da atual gestão para garantir a segurança alimentar e nutricional dessas famílias, até que a situação se normalize. “No dia 2 de outubro, verificando a lentidão da prefeitura de Parintins fizemos um requerimento, solicitando informações acerca da Comissão e do Plano de Combate à Seca no município de Parintins. Se existia quais ações estariam sendo feitas. E desde então, a gente vem acompanhando e percebemos que existe uma demora para dar apoio a todas essas famílias”, frisou Brena.
A parlamentar reforça a importância das parcerias de níveis de governo, principalmente a atuação do governador Wilson Lima, visando uma cooperação significativa para atender de imediato as comunidades rurais atingidas pela seca, que enfrentam situação de emergência devido à falta de acesso a recursos básicos.
De acordo com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, 42 municípios já estão em situação de emergência, incluindo Parintins.
A parlamentar destacou que a seca tem afetado drasticamente a produção agrícola e a pesca, principais fontes de renda e alimentação das famílias ribeirinhas. Além disso, a falta de água potável tem aumentado os riscos de doenças e agravado a situação sanitária das comunidades rurais.