Vereadora Brena propõe a construção de um Parque da criança para o Itaúna II
A pedido dos moradores do bairro Itaúna II, a vereadora Brena Dianná (UB) endereçou ao Executivo Municipal uma indicação, solicitando a construção de um novo parque da criança. Esse espaço deverá apresentar além dos brinquedos, uma estrutura que contemple atividades voltadas para as questões ecológicas, visando os cuidados com o meio ambiente.
O município que já possui o parque Pichita Cohen, não supre essa demanda e se encontra em condições precárias, além do que não atinge todas as faixas etárias. Em vista disso, a parlamentar destacou que esse espaço será direcionado a todas as faixas etárias, visto que o bairro apresenta um grande fluxo de crianças e adolescentes, possibilitando a realização de atividades recreativas e de lazer de forma saudável e segura. Vale destacar que recentemente a parlamentar esteve realizando uma rua de Lazer no bairro do Itaúna I e contou com a gratidão e alegria dos comunitários que não esperavam essa ação social. De acordo com a vereadora, a construção desse novo parque é de extrema importância, uma vez que crianças e adolescentes da comunidade não têm lugar adequado para o lazer. Além de contribuir para o desenvolvimento motor e social, também trará mais socialização e consciência ambiental aos moradores do bairro.
Em seu pronunciamento, Brena aproveitou a oportunidade para direcionar outro requerimento à SEMSA e a SEMED para implantação do projeto “Samuzinho na escola” para os alunos da rede municipal de Parintins, que visa desenvolver atividades teóricas, práticas e lúdicas. O objetivo consiste em promover educação em saúde, primeiros socorros e conscientizá-los quanto as ações e brincadeiras que podem levar a acidentes ou situações de risco.
O projeto Samuzinho (Samu Mirim) é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e já foi implantado em diversas instituições de ensino pelo país. Tem a finalidade de conscientizar e instruir alunos de escolas municipais e particulares sobre a importância de reduzir a quantidade de trotes e sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.
Para a vereadora, a adesão de projetos educacionais que abordam diversos temas da sociedade é fundamental para o desenvolvimento da cidadania, otimizando a forma de ensinar e aprender com o intuito de preparar as crianças para situações do cotidiano.