Vereadora Brena diz ser injustificável a demora da Prefeitura em atender as comunidades afetadas pela seca

por Mayara Carneiro publicado 09/10/2023 14h47, última modificação 09/10/2023 14h47 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A vereadora enfatizou que apesar da seca histórica, outras situações agravantes como essa já ocorreram em outros anos, o que não justifica a demora para atender as comunidades rurais do município de Parintins.
Vereadora Brena diz ser injustificável a demora da Prefeitura em atender as comunidades afetadas pela seca

Foto: Simone Brandão

Durante a 46ª Sessão Ordinária ocorrida nesta segunda-feira (9), a vereadora Brena Dianná (UB) endereçou indicação à Prefeitura de Parintins, solicitando informações sobre a existência e execução do Plano Emergencial de Combate à Seca no município. 

Muitas comunidades rurais estão sofrendo com os impactos da estiagem e da severa vazante. Relatos de ribeirinhos ilhados, que não conseguem se deslocar por causa do baixo nível dos rios. O transporte fluvial tem grande importância, sobretudo para comunidades ribeirinhas. Com a estiagem, poços de água potável secaram, barcos deixaram de circular, levando a perda locomoção e a falta de abastecimento de alimentos básicos. 

A vereadora enfatizou que apesar da seca histórica, outras situações agravantes como essa já ocorreram em outros anos, o que não justifica a demora para atender as comunidades rurais do município de Parintins. Desde o início do ano já havia uma previsão dessa grande seca, mas a vereadora fala que a prefeitura parecer não ter se preparado para isso é quem sofre é a população. “A seca não é uma exceção desse ano, já aconteceu em muitos outros anos. Então não há como justificar um certo desconhecimento em relação a esse caso. Não há como justificar uma omissão por parte da administração pública do município de Parintins, porque não é a primeira vez que isso acontece. Nós temos pessoas que a gente acredita que tem competência para dividir as responsabilidades com o prefeito. Não são pessoas leigas. Então, a gente deve cobrar e exigir uma atividade eficaz e eficiente para se combater muitas problemáticas que essa seca está provocando na cidade de Parintins. Muito até me entristece a prefeitura não ter uma Comissão criada e um Plano de Combate à Seca no município”, destacou a vereadora. 

Ao mostrar sua preocupação com a vazante dos rios e suas implicações na vida dos ribeirinhos, Brena quer saber o que a atual gestão está fazendo sobre o atendimento das comunidades rurais diante do impacto da estiagem e sobre a falta de respostas dos requerimentos protocolados que solicitam maiores informações sobre o assunto. A parlamentar reforça que está sempre reivindicando esclarecimentos e melhorias que possam ser efetivados, visando a garantia de direitos e a dignidade à população parintinense. E afirma que o atendimento às essas famílias afetadas deve ser prioridade da gestão municipal.