Vereadora Brena Dianná solicita retorno da distribuição da Caderneta da Gestante
A vereadora Brena Dianná (UB) apresentou na sessão legislativa uma indicação ao poder executivo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, o retorno da distribuição da Caderneta da Gestante para todas as mulheres grávidas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em seu pronunciamento, a parlamentar reconheceu a importância de garantir uma atenção adequada, qualificada e humanizada às mulheres durante a gestação, parto e pós-parto. Em vista disso, solicitou a prefeitura que seja feita a promoção de saúde materno-infantil através da impressão e distribuição da Caderneta da Gestante a todas as mulheres atendidas pelo SUS na cidade. Receber a Caderneta da Gestante é um direito da mulher, pois o material interativo tem orientações importantes sobre o pré-natal, parto e pós-parto, além de incentivar a amamentação e o planejamento familiar. O documento também busca fortalecer a relação entre os profissionais de saúde e as mulheres atendidas.
Brena enfatiza que, apesar dos esforços do governo federal em distribuir milhões de exemplares em todo território nacional, ainda há deficiências em relação ao acesso igualitário a esse instrumento. “É nosso dever como representantes da população de Parintins garantir que todas as gestantes em nossa cidade tenham acesso a essa ferramenta, independentemente de sua situação socioeconômica”, frisou.
Ao propor à administração pública a implementação dessa medida, a vereadora demonstra sua preocupação em promover um atendimento humanizado às gestantes do município, contribuindo para redução das taxas de morbimortalidade materna e infantil.