Vereadora Brena Dianná solicita parceria com o Sebrae do curso Empretec para os cidadãos parintinenses

por Mayara Carneiro publicado 03/08/2021 10h29, última modificação 03/08/2021 10h29 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
De acordo com Brena Dianná, o participante aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor.

O setor de serviços é o ramo da economia do mercado de emprego brasileiro de maior participação no Produto Interno Bruto. O setor de serviço corresponde a 50% de toda a riqueza que é produzida no Brasil. Em Parintins, a população ocupa postos no funcionalismo público ou no terceiro setor, já que muitos têm atividade laboral ligados ao comércio. 

“É notória a luta constante pela promoção de indicações que venham proporcionar a geração de empregos, já que de uma população de aproximadamente 115 mil habitantes, tão somente 6.716 pessoas, segundo o IBGE, desenvolvem atividade laboral formal, isto é, somente 5,9% da população está ocupada”, registrou. 

Dessa forma, a Vereadora Brena Dianná (PSD) apresentou uma Indicação para que a Prefeitura Municipal de Parintins formalizasse um convênio com o SEBRAE Amazonas para que pudessem ser disponibilizadas o maior número de vagas possíveis do curso Empretec aos cidadãos de Parintins, já que o curso além de utilizar uma metodologia desenvolvida pela ONU, busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios, promovendo assim a geração de empregos e gerando receita para que o município possa promover a justiça social. 

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é exclusivo do Sebrae. 

De acordo com Brena Dianná, o participante aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades e desenvolve suas capacidades. 

A Vereadora ressaltou: “O Empretec gera mudanças na vida e na empresa dos participantes, e essas transformações podem ser visualizadas em números. Uma pesquisa mostrou que mais de 90% dos entrevistados confirmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente as mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso”.