Vereadora Brena Dianná solicita novamente a instalação do Banco do Povo em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 16/04/2024 14h49, última modificação 16/04/2024 14h49 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Outra questão discutida pela vereadora, foi a construção de escadaria metálica na Comunidade de São Antônio do Mocambo do Arari, por meio do documento N°409/2024.
Vereadora Brena Dianná solicita novamente a instalação do Banco do Povo em Parintins

Vereadora Brena Dianná na Tribuna da Câmara de Parintins

O Programa de Apoio aos Pequenos Negócios, denominado Banco do Povo, protocolado desde 2021, volta a ser reivindicado pela vereadora Brena Dianná, na Câmara de Parintins, no dia 08 de abril. O programa de microcrédito produtivo tem como objetivo primordial fomentar a geração de emprego e renda, por meio da disponibilização de linhas de microcrédito destinadas ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos. A vereadora alega receber diversas demandas à respeito da falta de emprego na cidade, e foi pensando na solução desta problemática que, discute novamente a instalação do Banco do Povo em Parintins. O programa foi solicitado em 2021, 2022 e atualmente, em 2024, com a indicação N°408/2024, porém ainda sem resposta. “A administração não tem um projeto de geração de emprego, pois quer continuar controlando a população para que nessa época de eleição persigam e forcem as pessoas a votarem em seus candidatos. Não tendo voz e nem vez.”

O Banco do povo existe em alguns municípios amazonenses e vem apresentando resultados significativos na promoção do emprego e renda, com reflexos positivos na atividade econômica dessas localidades. A parlamentar ainda complementa que a escassez de oportunidades e a desigualdade na distribuição de renda, particularmente em nosso município, levam muitas pessoas, especialmente as de baixa renda, a buscar alternativas no empreendedorismo. Observou-se a necessidade de um programa que pense nas famílias de baixa renda, buscando uma meio de ultrapassar as dificuldades financeiras que acabam surgindo. É devido a falta de opções de empréstimos diversificados, aliada às exigências documentais e às altas taxas de juros praticadas pelos agentes financeiros tradicionais, que faz com que os empreendedores informais recorram, na maioria das vezes, a fontes de crédito inadequadas, como relações pessoais.

Quanto ao programa, "a curto prazo, contribui para a geração de renda, enquanto a médio e longo prazo, estimula a formalização de novos empreendedores, trazendo benefícios para a sustentabilidade da economia local", afirma a vereadora Brena Dianná.

O Microcrédito Produtivo Orientado é um programa social que visa gerar emprego e renda para a população mais carente.

Outra questão discutida pela vereadora, foi a construção de escadaria metálica na Comunidade de São Antônio do Mocambo do Arari, por meio do documento N°409/2024.

A parlamentar frisa o bem estar e a segurança desses moradores, uma vez que a escadaria ainda é de madeira e está em estado de deterioração.