Vereadora Brena Dianná solicita criação de um programa de cursos de linguagem de programação, robótica, informática básica e espaço maker

por Mayara Carneiro publicado 06/08/2021 14h04, última modificação 06/08/2021 14h04 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A parlamentar ressaltou que prestigiou a inauguração do Centro Educacional de Tecnologia e Robótica no município de Maués, o primeiro do Norte do Brasil.

Diante dos índices do INEP que mensurou o aprendizado dos alunos em níveis de acordo com a escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, atribuiu a Parintins NÍVEL 4 onde a escala vai até 9, e tal avaliação verifica a proficiência dos alunos em português e matemática. Já na Prova Brasil, os alunos do município obtiveram média 5,7, ainda muito distante dos estados mais desenvolvidos do país. 

Dessa forma, a Vereadora Brena Dianná (PSD) apresentou uma Indicação para que a Prefeitura junto com a Secretaria de Educação de Parintins pudesse promover a criação e desenvolvimento de um programa de cursos de linguagem de programação, robótica, informática básica e espaço maker para a rede de educação básica. 

“É necessário fazer mudanças e ampliar as metodologias educacionais de forma a ajudar a superar a realidades das desigualdades, é necessária uma verdadeira revolução, uma vez que as metodologias educacionais evoluíram e, hoje, são experimentais e multidisciplinares. Devemos utilizar todas as formas possíveis que venham a recolocar os nossos alunos nos primeiros lugares, oportunizando o caminho para as melhores oportunidades dentro de uma sociedade meritocrática onde estamos inseridos e ao mesmo tempo qualifica-los para o mercado de trabalho”, destacou Brena. 

A parlamentar ressaltou que prestigiou a inauguração do Centro Educacional de Tecnologia e Robótica no município de Maués, o primeiro do Norte do Brasil. “O projeto foi desenvolvido com recursos próprios da Secretaria de Educação do Município de Maués em parceira com gigantes da tecnologia mundial, que permitirá a promoção do desenvolvimento da educação de forma mais justa e sustentável, um modelo para outros municípios que possam vim a implementar o programa”, ressaltou.