Vereadora Brena Dianná solicita a municipalização de exames neonatais

por Mayara Carneiro publicado 25/05/2021 13h12, última modificação 25/05/2021 13h12 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Um dos momentos mais esperados para uma mãe é o nascimento do seu filho, mas são necessários cuidados especiais e exames neonatais. Em Parintins, a vereadora Brena Dianná (PSD) cobra prazo para a entrega e a municipalização destes exames ao município.

“Recebi a denúncia de diversas mães, que os testes dos seus filhos estão chegando, muitas vezes, depois que a criança completa o primeiro ano de vida. Os exames são importantíssimos para o diagnóstico de doenças e começar o tratamento precoce. Um simples resultado pode salvar a vida do bebê”, disse Dianná.

Os principais testes são: pezinho, orelhinha, coraçãozinho, olhinho e linguinha, que são realizados do 1º ao 5º dia de vida. Estes exames são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças e o devido tratamento destas. Todos os exames coletados no município de Parintins são encaminhados a Manaus, para o Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas), ocasionando um retardo na entrega dos resultados.

“A municipalização destes exames é para visar celeridade no tratamento, caso haja alguma alteração, do recém-nascido, com isso, o tratamento precoce pode diminuir os custos para o município”, complementa a parlamentar.

Quais são os principais exames neonatais:
Teste da Orelhinha
Com um uso de uma pequena sonda, este teste produz e capta o retorno de sons, enquanto o bebê dorme, avaliando a possiblidade de doenças auditivas

Teste da Linguinha
Diagnostica as alterações do frênulo lingual, o que conhecemos como língua presa e este diagnóstico em um recém-nascido pode inclusive limitar os movimentos de sugar, engolir, mastigar e falar, sendo o maior prejuízo na amamentação.
Teste do Coraçãozinho
Identifica cardiopatias congênitas e checa o oxigênio no sangue.

Teste do Olhinho
Realizado ainda no próprio hospital, utiliza o feixe de luz no olho do bebê para identificar se a pupila está livre de obstruções para saber se o bebê tem retinoblastoma ou catarata congênita, doenças que se não tratadas levam à cegueira.

Teste do Pezinho
O teste é realizado com uma picada para extração de sangue, no calcanhar da criança pode diagnosticar: hipotireoidismo congênito (produção insuficiente do hormônio da tireoide); fenilcetonúria (acúmulo do aminoácido fenilalanina); doença falciforme (distúrbio nos glóbulos vermelhos); fibrose cística (doença crônica que provoca danos nos pulmões e sistema digestivo); deficiência de biotinidase (não produção de enzima biotinidase); hiperplasia adrenal congênita (alteração no funcionamento das glângulas suprarrenais).