Vereadora Brena Dianná reivindica implantação de um Centro de Hemodiálise em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 02/03/2021 18h22, última modificação 02/03/2021 18h22 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Pedro Coelho
A parlamentar destacou a importância que um Centro de Hemodiálise teria dentro do município de Parintins visando sempre o bem estar da população.

A vereadora Brena Dianná (PSD), durante seu discurso na manhã desta terça-feira, 02 de março, apresentou um Requerimento solicitando a implantação de um Centro de Hemodiálise na cidade de Parintins. Brena destacou que o município não realiza algumas especialidades de média e alta complexidade, dessa forma alguns pacientes que necessitam desse atendimento são encaminhados para tratamento fora de domicílio, em Manaus.

Mas o assunto a ser destacado pela vereadora foi, em especial, ao Tratamento de Hemodiálise e a importância que um Centro de Hemodiálise teria dentro do município de Parintins visando sempre o bem estar da população. A vereadora relatou um pouco sobre a doença.

“Existe uma demanda no município e as pessoas que são acometidas por insuficiência renal aguda e crônica necessitam de tratamento de hemodiálise. E nesses casos os pacientes têm que ser realocados para a Capital do Estado para terem acesso ao tratamento, tendo em vista que o tratamento de hemodiálise quando não feito o paciente pode vir a óbito e muitos desses pacientes não possuem família na Capital e recursos financeiros para se manter. E nos casos em que o tratamento leva meses, anos ou até mesmo ficam dependentes do tratamento esperando transplante de rim este paciente é retirado do seu lar e da sua rotina”, afirmou.

Com o Centro de Hemodiálise no município, destacou a parlamentar, essas pessoas terão qualidade de vida, poderão trabalhar, estudar, voltar às suas rotinas. Não obstante a isso, se for feito um estudo detalhado sobre os custos que o Estado e o Município têm ao realocar esses pacientes, a viabilização de um Centro de Hemodiálise no município sairia bem mais barato para os cofres públicos e a população seria a maior beneficiada.

Em se tratando de pacientes em tratamento contra a COVID-19, Brena afirmou que o tratamento de hemodiálise se faz necessário, já que o vírus muitas das vezes ataca o rim, deixando sequelas. Destacou a Portaria N. 1.675/2018 que dispõe sobre os critérios para organização, funcionamento e financiamento do cuidado da pessoa com doença renal crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Pediu a compreensão dos caros colegas vereadores e do Poder Executivo para juntos buscarem a mediação e a implementação desse projeto.

A vereadora durante a sessão registrou também uma agenda a ser realizada na sexta-feira na Capital do Estado. A vereadora Brena Dianná buscará parcerias com parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado. A ida a Manaus será com recurso financeiro da própria vereadora, tendo em vista que se trata de uma ida a trabalho e para resolver assuntos de cunho particular também.