Vereadora Brena Dianná propõe sistema de Energia Solar para Parintins

por Mayara Carneiro publicado 04/05/2021 15h51, última modificação 04/05/2021 15h51 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Simone Brandão
Informou o quanto é importante que se inicie um processo de implantação de novas formas de fornecimento, através de fontes mais sustentáveis como a solar.

Na reunião ordinária desta terça-feira, 04/05, na Câmara Municipal de Parintins, a Vereadora Brena Dianná (PSD) propôs a instalação de um sistema de energia solar ao município de Parintins, como alternativa para promover a economia e os impactos positivos no meio ambiente, através do uso de uma energia limpa e do desenvolvimento de políticas públicas que fomentem boas práticas sustentáveis na cidade.  A vereadora relatou que a Termelétrica de Parintins possui pouco mais de 55 anos de existência e representa a única fonte de fornecimento de energia elétrica do município, a concessão do serviço é administrada pela empresa Amazonas Energia. 

Levou para a tribuna a insatisfação e as reclamações da população referentes aos apagões no município, o que vem gerando diversos transtornos à população e à economia local. “Infelizmente o Município não possui alternativas ao fornecimento de energia, depende exclusivamente da Termelétrica local. Entretanto, é importante relembrar que a termelétricas são uma das formas de produção de energia menos sustentáveis. O fato é que o Município de Parintins é um dos mais importantes do Amazonas e, possui uma das maiores populações da região, portanto, merece um fornecimento de energia elétrico digno”, disse.

Informou o quanto é importante que se inicie um processo de implantação de novas formas de fornecimento, através de fontes mais sustentáveis como a solar. A energia solar é uma das opções mais eficientes para nossa região que é privilegiada por um clima de sol quase todo o ano e seria capaz de se tornar uma alternativa perfeita para o município e seus entornos.

A vereadora finalizou dizendo: “É nosso dever e, principalmente, do executivo oferecer melhores condições de vida e bem-estar para sua população. Além disso, outro passo essencial nesta caminhada é a intensificação da fiscalização dos serviços já fornecidos pela concessionária atual, Amazonas Energia, buscando fazer cumprir o dever dessa com o Município, de prestação ininterrupta de seus serviços. Todos juntos podemos fazer a diferença na construção de uma cidade mais sustentável”.