Vereadora Brena Dianná cobra realização de concurso público em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 23/02/2021 22h00, última modificação 23/02/2021 22h02 Texto: Assessoria Parlamentar - Colaboração: Mayara Carneiro / Fotos: Pedro Coelho
A parlamentar relembrou que o último concurso público promovido pela administração pública ocorreu no ano de 2006, com investidura no ano de 2007, há 13 anos.

Em pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 23 de fevereiro, a Vereadora Brena Dianná (PSD) informou à Casa Legislativa que fará a propositura de uma representação perante os órgãos competentes relatando a ausência de concurso público. Segundo ela, essa é a regra para a investidura no serviço público de acordo com a natureza e complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em Lei.

A modalidade de contratação temporária é para atender necessidade provisória e de excepcional interesse público e é uma exceção que está prevista na Constituição Federal. Mas, a Parlamentar relata que esse tipo de contratação tem sido frequente no município.

A finalidade da propositura é a regularização do quadro de servidores públicos contratados e chamar a atenção da Prefeitura Municipal de Parintins para a necessidade de concurso público.

A vereadora também usou da tribuna para apresentar Moção de Aplausos e Parabenizações à Diogo Omar, Professor da UEA e membro do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, idealizador do Projeto Centro de Documentação e Memória do Boi-Bumbá Caprichoso. Trata-se de um projeto financiado com recursos públicos provenientes do edital do Prêmio Feliciano Lana/ Lei Aldir Blanc.

Foi contemplado na Categoria Patrimônio Cultural (interior). Nos próximos meses dividirão os trabalhos em três frentes, primeiro: A recepção, tratamento, digitalização e disponibilização de acervos pessoais de sócios, torcedores, brincantes e ex-dirigentes do Boi Caprichoso; segundo: A realização de um programa de história oral, com entrevistas em vídeo das pessoas que fizeram história no Boi Bumbá; e terceiro: A montagem de uma amostra permanente sobre a trajetória da brincadeira do Boi e do festival com foco na trajetória do Caprichoso, que contribuirá com a valorização da cultura amazonense e que certamente produzirá muitos frutos.