Vereador Tião Teixeira pede socorro por recuperação das estradas da Gleba de Vila Amazônia

por clely — publicado 03/09/2019 09h36, última modificação 03/09/2019 09h36 Texto: Gerlean Brasil - Assessor Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Um plano emergencial é a única esperança para a recuperação de trechos críticos das estradas do Projeto de Assentamento Gleba Vila Amazônia, após resposta negativa de ajuda financeira do Estado e da União. A proposta é de autoria do vereador Tião Teixeira (PTB), vice-presidente do Poder Legislativo, encaminhada ao gabinete do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro.

Presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais na Câmara Municipal de Parintins, o parlamentar novamente pede socorro a favor de mais de duas mil famílias assentadas, diante da não concretização do convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no valor de R$ 10 milhões, e da falta de dotação orçamentária do Governo do Estado do Amazonas.

Desde 2017, quando assumiu mandato de vereador, Tião Teixeira não tem sido negligente com a situação complicada das estradas da Gleba Vila Amazônia e tem enviado proposituras ao órgão gestor da área de reforma agrária de responsabilidade do Governo Federal. A preocupação do vereador é com os riscos iminentes às vidas de produtores rurais ou estudantes em graves acidentes como capotamento de veículos.

O vereador voltou a percorrer trechos críticos de Santa Maria de Vila Amazônia ao Laguinho e de São Sebastião do Quebra à Nossa Senhora de Fátima do Açaí, em visita parlamentar, no sábado, 31 de agosto. Tião Teixeira apontou omissão do Governo Federal para a área de 78.270 hectares, o maior polo de produção agrícola de Parintins, onde concentra-se 10% da população, estimada em 15 mil habitantes.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Parintins não pode arcar sozinha com a recuperação das estradas, mas é a saída para minimizar a problemática recorrente no segundo maior assentamento do Estado do Amazonas, um dos maiores do Brasil. “Clamamos ao prefeito Frank Bi Garcia para executar um plano emergencial de recuperação dos trechos críticos, em resposta ao apelo dos assentados”, solicitou.