Vereador Tião solicita combustível para escolas afetadas por furto de cabo subaquático

por clely — publicado 18/11/2019 22h50, última modificação 18/11/2019 22h50 Texto: Gerlean Brasil - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A proposta visa atender as necessidades da educação na reta final do ano letivo, para minimizar os prejuízos, enquanto a Amazonas Energia providencia a compra e reposição do cabo subaquático. O vereador relatou que, sem energia, não há transmissão das aulas do Ensino Médio Tecnológico, armazenamento de merenda escolar, preenchimento de diário digital, nem funcionamento de ventiladores, banheiros, por falta de bombeamento de água, muito menos salas climatizadas.

O vereador Tião Teixeira (PTB) lamentou as consequências provocadas pelo furto de cabo subaquático de energia do Programa Luz Para Todos, na travessia da rede no Rio Mamurú, da comunidade Simeão Socorro para Ponta Alta, no início do mês de novembro. Conforme pronunciamento do parlamentar, a ação criminosa, de autoria desconhecida, interrompeu, por tempo indeterminado, o fornecimento de elétrica até a área indígena do povo Sateré-Mawé, no Rio Uaicurapá.

Como medida remediadora, o vereador sugeriu à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a elaboração de cronograma de cota de combustível para o funcionamento de motor de geração de energia das escolas afetadas pelo desligamento inesperado, do Rio Mamurú ao Uaicurapá. A propositura foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta segunda-feira, 18.