Vereador Telo sugere realização de Circuito Cultural e solicita Medalha Jair Mendes a Jota Carlos Portilho
Cultura foi o tema das proposituras do vereador Telo Pinto (PSDB) na sessão desta terça-feira, 10 de agosto. O parlamentar apresentou a Indicação 341/2021 à Prefeitura de Parintins em que sugere realização de Circuito Cultural no município.
Parintins é conhecida pelo Boi Bumbá, porém, existem outras vertentes artísticas e culturais que precisam ser valorizadas e incentivadas. A ação visa apresentar, durante quatro dias, números de dança, mostras de artes visuais, concurso com recital de poesia e ainda mostra gastronômica.
O Circuito visa oportunizar a visibilidade do que artisticamente Parintins produz, bem como criar espaços de lazer com qualidade à população local, fazendo uso da arte como vertente econômica local, pois considera o impacto financeiro que os atores culturais sofreram em função da pandemia. A sugestão é que seja realizado na semana do aniversário da cidade, quando se prevê que toda a população esteja 100% vacinada contra a Covid-19.
A Covid-19 vitimou muitas pessoas, inclusive, letalmente. Entre elas, personalidades que muito contribuíram com a cultura parintinense. Em homenagem a alguns nomes, o edil tem apresentado o pedido da Comenda do Mérito Cultural “Jair Mendes”. Na sessão de ontem solicitou a honraria ao artista Júnior de Souza (in memoriam). Hoje, em Projeto de Decreto Legislativo 004/2021 requereu reconhecimento a J. Carlos Portilho (in memoriam).
Carlos Portilho foi importante compositor da história da toada do boi bumbá Caprichoso. Produziu as primeiras fitas k7 e produziu a gravação do 1º disco do bumbá, em 1988. Ele descobriu muitos talentos musicais, listados por Telo. O documento do parlamentar finalizou em exaltação a composição que está na memória do povo parintinense – a canção “Amigos do Peito”, que ficou em 2º lugar no festival da canção local em 1985.