Vereador Telo solicita emenda para construção de UBS Tipo 2 no Mocambo e sugere à Semed aula em casa devido estiagem
No dia 08 de agosto deste ano, o vereador Telo Pinto (PSDB) apresentou ao Deputado Federal Saullo Vianna (UB) Indicação para a destinação recursos financeiros, na ordem de 1,5 milhão de reais, por meio de emenda parlamentar impositiva, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), porte 2, no Distrito do Caburi. Foi procurado por moradores do Mocambo para intervir pelo Distrito.
Em resposta ao pedido, indicou ao parlamentar que destine valor semelhante, com o mesmo fim: a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), porte 2, para o Distrito do Mocambo, que concentra grande número de habitantes. A localidade até dispõe do Centro de Saúde Hilarina Reis, porém, necessita expandir e aprimorar os serviços públicos de saúde oferecidos.
Assunto latente na tribuna – a forte estiagem – também foi pauta de seu discurso. Declarou que a estação meteorológica situada no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta que a estiagem vai se estender até início de dezembro, ou seja, mais um mês e meio de sol forte, com a vazante dos rios.
Telo pontuou a dificuldade para acesso de água para algumas comunidades e para a realização do transporte escolar. Ele recebe inúmeras fotografias sobre o que as comunidades estão passando e expôs proposta em favor da educação. A ideia é que seja feito estudo para a execução de aulas em casa, aos moldes do período da pandemia, em virtude do difícil acesso de várias localidades, com distribuição de material didático e merenda.
Em reconhecimento ao trabalho da Coordenação do Programa do Idoso e todos os servidores envolvidos na realização da Semana do Idoso, em nome da sra. Alciede Siqueira, requereu Moção de Aplausos e Parabenizações. A programação encerrou na noite de sábado (07 de outubro), com o Bolerão dos Idosos, o qual teve o show do cantor Wanderley Andrade.
O legislador iria apresentar Indicação para a construção de novo prédio para escola da comunidade São Sebastião do Juruá – região do Tracajá, mas, verificou que já haviam quatro proposituras, por dois colegas de parlamento. Reforçou o pedido verbalmente.
Sobre o educandário mostrou imagens de carteiras e mesas deterioradas, registradas em recente visita. Comentou que a Secretaria Municipal de Educação dispõe dos móveis no almoxarifado, inclusive já tratou sobre isso na tribuna. Declarou que não entende o porquê de não realizar entrega, não apenas à escola citada, mas também nas demais que necessitam.