Vereador Telo reitera pedido de cursos superiores voltados ao Setor Primário e solicita serviços funerários para atender principalmente zona rural

por Mayara Carneiro publicado 04/05/2021 13h52, última modificação 04/05/2021 13h52 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Fotos: Simone Brandão
Solicita a disponibilização de cursos em áreas específicas ao Setor Primário como Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Agrárias.

“O Setor Primário tem potencial em nossa região, porém, necessita e depende muito de ações governamentais”. Com esta afirmação o vereador Telo Pinto (PSDB) iniciou a leitura da Indicação 214/2021, na sessão ordinária desta terça-feira, 04 de maio.

O documento, direcionado à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), solicita a disponibilização de cursos em áreas específicas ao Setor Primário como Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Agrárias. Também requereu os cursos de Odontologia, Medicina, Direito, Ciências Contábeis, Economia e Administração. “Há um déficit desses profissionais no município”, declarou.

Outra solicitação, também voltada a atender principalmente o povo da zona rural, foi a Indicação 213/2021 à Prefeitura, por meio dos setores competentes, para que promova estudos no sentido de providenciar e garantir auxílio do Instituto Médico Legal (IML) e de serviços Funerários no município. O auxílio funeral por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) disponibiliza apenas a urna.

“Eles encontram sérias dificuldades em decorrência do falecimento de um familiar e, por vezes, sentem-se Para começar, por exemplo, devido às questões sanitárias, a ambulancha não pode realizar o transporte do corpo de um morto”, argumentou.

Com parabenizações ao Senador da República Omar Aziz (PSD) finalizou o seu discurso. Congratulou em específico a sua posição no programa Roda Viva na TV Cultura, bem como a atuação do parlamentar, em particular à frente da Comissão de Inquérito da Covid.