Vereador Telo protocola pedido para implantação de Unidade FCecon e Centro de Nefrologia em Parintins
Parintins atua como polo regional de saúde. Pessoas da região do Baixo Amazonas ou municípios próximos, até do oeste do Pará, vêm à cidade em busca de tratamento em saúde, porém, em alguns casos, precisam deslocar-se para Manaus, por necessidades de cuidados especializados.
Em atenção a uma singularidade, o vereador Telo Pinto (PSDB) apresentou Indicação na sessão desta segunda-feira, 13 de março. O documento visa a instalação de uma Unidade Avançada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), assim como um Centro de Nefrologia no município de Parintins, e é destinado ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O edil elencou dados e frisou a necessidade de aumentar o número de máquinas de Hemodiálise em Parintins – de duas para, no mínimo dez – mediante a grande demanda. Sugeriu a ampliação do Hospital Jofre Cohen e utilização de salas existentes na Casa de Saúde. Ressaltou que o pós-Covid aumentou, sobremaneira, o número de casos tantos renais quanto cancerígenos.
“Precisamos discutir a descentralização, fazer saúde pública de qualidade e partir por um campo que é deficitário em Parintins que é a alta complexidade; ofertar serviços médicos importantes para nossa população, como a Nefrologia, que são as Hemodiálises, e também a Oncologia, que é o tratamento do Câncer”, declarou.
“Os pacientes precisam deixar seu município de residência para tratamento em Manaus, alguns não têm sequer condição de se alimentar muito menos de sair de Parintins, mudar toda a sua vida, para se manter vivo, ter o direito de viver. Isso ocasiona prejuízos financeiros e até psicológicos”, completou.
O parlamentar também abordou, de forma breve, sua agenda na capital amazonense semana passada. Disse que vai discorrer os assuntos tratados nos órgãos na próxima sessão plenária.