Vereador Telo Pinto solicita Porto Flutuante para a comunidade do Maranhão

por Mayara Carneiro publicado 03/04/2023 13h38, última modificação 03/04/2023 13h38 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reiterou Projetos de Lei de sua autoria – uma para inserção do símbolo do Autismo para atendimento prioritário em repartições públicas ou privadas e outro que versa sobre a instituição de carteira para identificação.

Semana passada, o vereador Telo Pinto (PSDB) solicitou ao Governo do Estado terminais flutuantes para funcionamento como porto em comunidades polo da zona rural de Parintins. Bom Socorro do Zé Açu, Santo Antônio do Tracajá, São Tomé do Uaicurapá, Terra Preta do Mamuru e São João do Jacu foram as comunidades listadas na solicitação do dia 27 de março.  

Com a propositura, o edil recebeu também a demanda da comunidade do Maranhão – região do Uaicurapá. Em resposta ao pleito, apresentou Indicação de igual teor na sessão ordinária desta segunda-feira, 03 de abril. 

Relatou parte de sua agenda em Manaus. Declarou o começo da luta para que seja instalada em Parintins uma Unidade Avançada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e para ampliação do serviço de Nefrologia. Para tanto, narrou reunião com o diretor-presidente da Fundação, sr. Gerson Mourão, onde apresentou projeto idealizado pelo cirurgião Sidney Chalub, com a estrutura necessária para a Unidade. 

Também expôs reunião com Dr. Luiz, dono de Clínica de Nefrologia. Enfatizou o funcionamento da UTI e de duas máquinas para Hemodiálise em Parintins, porém, que ainda não é o suficiente para atendimento da demanda e requer deslocamento à capital, assim como para tratamento oncológico. Em ambos os casos, seu intuito é a descentralização desses serviços da capital, mediante as dificuldades, principalmente financeiras. 

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reiterou Projetos de Lei de sua autoria – uma para inserção do símbolo do Autismo para atendimento prioritário em repartições públicas ou privadas e outro que versa sobre a instituição de carteira para identificação. Em defesa da casa autista, há ainda a defesa do parlamentar para a implantação de um Centro de Equoterapia no município.