Vereador Telo Pinto requer ampliação de ações para campanha “Maio Vermelho”

por Mayara Carneiro publicado 01/04/2025 14h28, última modificação 01/04/2025 14h28 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
O objetivo do pedido é a prevenção e conscientização sobre o tema com o desenvolvimento de ações educativas pela Semsa – palestras, workshops, atendimentos odontológicos, distribuição de materiais informativos, utilização de em redes sociais, entre outras.
Vereador Telo Pinto requer ampliação de ações para campanha “Maio Vermelho”

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

A um mês para início da campanha anual “Maio Vermelho”, um trabalho de conscientização e combate sobre o câncer de boca, o vereador Telo Pinto (Avante) solicitou na sessão plenária desta terça-feira, 01 de abril, para que a Prefeitura de Parintins, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), amplie ações da campanha. A solicitação foi protocolada na Casa Legislativa por meio de Indicação. 

Em exposição de motivos, o parlamentar apresentou dados estatísticos no Brasil, entre 2020 e 2021, em conformidade com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo do pedido é a prevenção e conscientização sobre o tema com o desenvolvimento de ações educativas pela Semsa – palestras, workshops, atendimentos odontológicos, distribuição de materiais informativos, utilização de em redes sociais, entre outras. 

“A ampliação das atividades do "Maio Vermelho" visa fortalecer a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce, como forma de reduzir a incidência e mortalidade por esta doença, além de contribuir para a qualidade de vida da população”, argumenta. 

O edil também apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público Ronaldo Pessoa, no dia 31 de março de 2025. “Ele foi um grande amigo e companheiro de jornada, sempre disposto a colaborar com dedicação e compromisso nas batalhas políticas e nas diversas missões da Semsa. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado de trabalho e amizade permanecerá vivo para quem teve o privilégio de conhecê-lo”, finaliza.