Vereador Telo Pinto expressa homenagens póstumas pelo legado do artista Jair Mendes
No último final de semana, no sábado, 15 de março, Parintins perdeu o renomado artista Jair Mendes, referência do Festival Folclórico de Parintins e ícone da cultura amazônica. Ele faleceu aos 82 anos, em Manaus, no Hospital Delphina Aziz.
Em discurso na Câmara de Parintins na segunda-feira, 17 de março, por meio de Moção de Pesar, o vereador Telo Pinto (Avante) prestou homenagens póstumas pelo legado de arte e cultura de “Mestre Jair”, como era carinhosamente chamado por seu talento. “Perdemos Jair Mendes. Com um grande legado, pai de família exemplar, porque do artista todos nós conhecemos, não é verdade? Sabemos da genialidade e do comprometimento do grande artista que foi Jair Mendes”, disse emocionado pela morte do amigo.
O parlamentar manifestou condolências à família e mencionou um pouco da trajetória do artista. “Contribuiu significativamente para a cultura de Parintins. Nós, que já militamos no boi por muito tempo, acabamos até abandonando a família para cuidar do boi. Seu Jair foi essa pessoa, cara emblemático que ajudou os dois bois – Garantido e Caprichoso. Até mesmo os boizinhos de Parintins tiveram a mão do seu Jair, seja em uma ajuda, em um toque, dizendo como funcionava, orientando sobre o que fazer”, completou.
Exaltou a relevância de Jair Mendes. Telo o reconheceu como peça-chave na construção da grandiosidade do Festival de Parintins com sua genialidade artística, que deu vida a alegorias, com a introdução de movimentos inovadores, como a famosa “Cobra-Grande”, artes que elevaram o evento a outros patamares.
Pontuou o brilhantismo no cenário cultural, seja no folclore ou carnaval. “Espalhou arte e criatividade sem limite por onde passou. Levou o nome do Amazonas a outros lugares, como o desfile da Portela, em 2002, ao criar alegoria memorável na história do carnaval do Rio de Janeiro. Trabalhou também no carnaval paulista e de Manaus, onde tem obras emblemáticas, como na Nilton Lins. Tinha paixão por cada trabalho realizado e isso era evidente”, declarou.
Ao concluir seu enaltecimento às contribuições de Jair, falou de homenagens ao artista ainda em vida, como a Medalha de Mérito Cultural de Parintins, do Poder Legislativo,, que tem o seu nome. Destacou que Jair vai ficar na história e na alma da cultura parintinense e amazônica.