Vereador Telo Pinto busca investimentos ao Setor Primário e pleiteia urbanização para comunidade Maranhão
O vereador Telo Pinto (PSDB), na sessão desta terça-feira, 24 de outubro, anunciou viagem à Manaus. “Existe possibilidade de investimento pesado, por parte do Estado, ano que vem, no setor primário. Irei até Sepror e ao Idam para que Parintins possa ser agraciada com boa fatia. Também é período em que deputados estaduais e federais disponibilizam emendas impositivas. Vamos em busca de trazer investimentos para o nosso município”, justificou.
Sobre o Mais Pecuária Brasil, disse que esteve em Parintins, semana passada, a senhora Maria Oliveira, zootecnista responsável pelo programa na Sepror, juntamente com equipe da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). Informou a existência de sêmens e embriões para doação aos produtores rurais.
Parintins tem cerca de 600 inseminações com prenhez confirmadas, com sêmens de animais de alta genética para melhorar a qualidade do rebanho. O parlamentar até chamou atenção dos criadores para, num futuro bem próximo, no mais tardar no mês de fevereiro, fazer a seleção de animais para recebimento das inseminações.
“Fico muito feliz de fazer parte desse momento, capitaneando essa questão da inseminação artificial, através do Mais Pecuária Brasil. É um número muito pequeno nesse primeiro momento, mas, solicitei que o programa permaneça em Parintins para receber embriões tanto de bovinos quanto de bubalinos. É uma busca constante que tenho pelo nosso pecuarista, pelo nosso pequeno produtor rural”, declarou.
Em setembro, protocolou Indicação ao Deputado Federal Saullo Vianna (UB) para destinação de recursos, via emenda parlamentar, para construção e funcionamento de mini-indústria para fabricação de rações voltadas à piscicultura, a partir de resíduos geralmente descartados. No documento, pede medidas para firmar Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Prefeitura de Parintins para viabilizá-la.
Sobre o tema, comunicou que vai levar o projeto ao deputado e lutar por sua efetivação. Comentou existência de Centro de Alevinagem na Vila Amazônia, patrulha mecânica para escavação de tanques e de técnicos capazes para prestar assistência aos produtores como incentivo à cultura. Também falou de cursos a serem realizados durante a Feira Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin), com ênfase ao voltado à Piscicultura.
O vereador também apresentou uma indicação à Prefeitura. “Fica aqui registrado, através do pedido, que a Prefeitura inicie o trabalho de levantamento para fazer a urbanização da comunidade Maranhão, tendo em vista, volto a falar, das emendas impositivas - tantos estaduais quanto as federais – que já estão ocorrendo nesse período no nosso Brasil”, argumenta.