Vereador Telo levanta pleito para instalação de Unidade Fundação Cecon em Parintins
Em sessão ordinária desta terça-feira, 07 de março, o vereador Telo Pinto (PSDB), novamente, abordou o pleito para instalação de uma Unidade da Fundação Cecon em Parintins, visto que muitos parintinenses precisam de tratamento do Câncer. Citou serviços mais requisitados, como Oncologia e Nefrologia, cujos atendimentos são centralizados em Manaus.
Referente à hemodiálise, pontuou que o município tem duas cadeiras, as quais estão em funcionamento, por meio de parceria entre Município e Governo do Estado, assim como tem a disposição de insumos e profissionais para atuar na UTI do Hospital Cohen. Quanto ao número de cadeiras, disse ser insuficiente. Ressaltou que Parintins atende grande demanda de pessoas, tanto da cidade como de municípios próximos, inclusive do Oeste do Pará.
O parlamentar levantou a necessidade de investimentos na alta complexidade, com o estabelecimento de clínicas especializadas no município. Afirmou que vai defender a proposta de forma regimental, em Indicação, na próxima reunião plenária.
Como defensor do Setor Primário na Casa Legislativa, repudiou o desconto do valor de três quilos de carne por animal abatido no Matadouro Frigorífico. “Essa taxa vem sendo cobrada desde a época do ex-prefeito Alexandre da Carbrás. Se você vai abater 20 animais, você está com 60 Kg de carne descontados da sua produção. Ou seja, é prejuízo!”, alegou.
Declarou que pretende buscar um entendimento com o prefeito Bi Garcia e com o administrador do Matadouro. “Porque não é renúncia de receita. O matadouro não vai deixar de arrecadar o que arrecada com as taxas; é simplesmente deixar de descontar do produtor rural, do pequeno criador, estes três quilos de carne por animal”, argumentou.
O edil finalizou o pronunciamento com o anúncio de sua agenda na capital amazonense, com pautas voltadas a Saneamento Básico, Setor Primário e Cultura.