Vereador Telo expõe ideia para tentar quitar dívidas de bumbás e requer reunião com agremiações folclóricas

por clely — publicado 21/07/2020 20h15, última modificação 22/07/2020 00h57 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Pedro Coelho
“Proteger a identidade cultural do Estado do Amazonas”. Com esta determinação que o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), que já foi gestor da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, vem em diálogo com seus colegas parlamentares.

“Proteger a identidade cultural do Estado do Amazonas”. Com esta determinação em defesa do patrimônio cultural de Parintins, os bumbás Garantido e Caprichoso, que o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), que já foi gestor da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, vem em diálogo com seus colegas parlamentares.

O município é reconhecido pelo Festival Folclórico e isso é notório. A festa movimenta a economia local e também do Estado do Amazonas, ao qual deu identidade cultural. Por projeto do senador Omar Aziz (PSD), Parintins já até foi declarada com o título de “Capital Nacional do Boi Bumbá”.

Ao mesmo passo da grandiosidade da festa vêm as dívidas das associações folclóricas. Ano após ano, os bumbás vêm sofrendo com uma onda de sequestros em seus recursos, assim como também a eminência de leilões de todo seu patrimônio.

Na sessão ordinária da segunda-feira (20/07), o vereador, sugeriu aos colegas de parlamento para que elaborem algum plano para ajudar os bumbás. Na sessão híbrida desta terça-feira (21/07), a primeira da história do legislativo, compartilhou com seus pares uma ideia que visa sanar as dívidas dos bois bumbás Garantido e Caprichoso.

“Transformar o festival em uma festa Estadual, em uma festa regional, com anuência e, acima de tudo, a participação efetiva do governo estadual, do governo Municipal nas decisões de cada bumbá, administrada por um Comitê Gestor”, expôs Telo.

Propõe ainda que “o Governo do Estado, através da Prefeitura, ou até mesmo de forma direta, faça a desapropriação de todo o patrimônio de Garantido e Caprichoso e que este possa ser incorporado ao patrimônio público do Estado do Amazonas”. Para apresentação e discussão da ideia requereu reunião com as presidências dos bumbás.

Outra pauta do parlamentar foi relacionada ao Setor Primário. Levantou a discussão que o município precisa voltar a realizar os projetos voltados à agricultura familiar. Sobre os beneficiamentos à zona rural falou das ações da Prefeitura.

Ao Executivo, pediu para que faça cumprir a lei 532/2012-PGMP, que altera a denominação da Rua Vieira Júnior para Rua Francisco Ianuzzi. Foi sancionada a Lei no sancionada no dia 13 de agosto de 2012, porém, efetivamente, até hoje, ainda não foi mudado o nome da via.