Vereador Telo enfatiza função legislativa e anuncia mutirão da APP, em parceria com Idam e Adaf

por Mayara Carneiro publicado 18/04/2022 17h07, última modificação 18/04/2022 17h07 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Ele indicou a aquisição de Patrulha Agrícola, com plantadeira de maniva e colheitadeira de mandioca, e o equipamento já está em Parintins, mas, ainda não funcionou efetivamente.

Em sessão ordinária desta segunda-feira, 18 de abril, o vereador Telo Pinto (PSDB) enfatizou o papel legislativo de um vereador. “Não podemos versar sobre a questão financeira, que implique em mudança e até mesmo despender dinheiro do município para outras finalidades, até mesmo renúncia de receita. Precisamos ter a consciência do nosso papel principal de fazer cumprir as leis, mas, acima de tudo, estabelecer leis que o município possa cumprir, dentro da Constitucionalidade”, afirmou. 

Sobre Leis, mencionou a dificuldade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) na Casa Legislativa ano passado. “Cabe a nós, fazer cumprir os prazos legais. cumprir o nosso papel de legisladores, de fiscalizadores. Existe harmonia entre os poderes, mas, precisamos cumprir as Leis e nós estamos aqui para fazer cumprir as Leis”, completou. 

Quanto à função propositiva da edilidade, pontuou que todos os parlamentares da Casa apresentam demandas, porém, nem sempre o Executivo pode executar todas as solicitações. “Administrar é escolher, tem as prioridades, tem as contrapartidas a serem feitas”, explicou, ao passo que declarou que Parintins e atende para a outros municípios vizinhos e também do estado do Pará, com analogias. 

Como defensor do Setor Primário, sempre apresenta propostas e para exemplificar que nem sempre são atendidas solicitações, citou seu pedido para limpeza de 40 hectares de terrenos para produção rural em cada polo – Mocambo, Caburi, Vila Amazônia, Zé Açu e Tracajá. “A gente não chegou nem na metade disso ainda. Também propus implantação de Programa Municipal de Distribuição de Sementes na área de Várzea, já alagou e o programa não saiu”, lamentou. 

Ele indicou a aquisição de Patrulha Agrícola, com plantadeira de maniva e colheitadeira de mandioca, e o equipamento já está em Parintins, mas, ainda não funcionou efetivamente. “Para funcionar, precisa limpar a terra. Não tem condição de colocar o implemento agrícola no terreno cheio de toco. Porque se você colocar, você vai quebrar. Então, tem que limpar para poder plantar. É uma sequência e a sequência ainda não aconteceu”, detalhou. 

O edil destacou a necessidade de alocação de recursos ao setor e disse que já conversou com o Secretário de Produção Municipal, vereador licenciado Tião Teixeira, para solicitar Emenda Parlamentar a Deputados Federais. A ideia é utilizar o recurso para subsidiar a compra de adubos, fertilizantes, corretivos, sementes e mudas para distribuir aos produtores locais. 

Telo é Presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). Ao encerrar seu discurso, anunciou mutirão da Associação, nos dias 19 e 20 de abril, em parceria com Idam e Adaf para emissão de Carteira do Produtor, bem como emissão e atualização do Documento de Aptidão do PRONAF (DAP).