Vereador Telo avalia mutirão do Detran em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 16/07/2021 13h03, última modificação 16/07/2021 13h03 Texto e Foto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar
O legislador avaliou de forma positiva a ação.

Por solicitação do vereador Telo Pinto (PSDB), em Requerimento 148/2021-CMP, uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) esteve no município de Parintins para realizar um mutirão. Nos dias 14 e 15 de julho, foram realizados mais de 1.200 atendimentos no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

A ação superou expectativa, de acordo com Diretora Administrativa Financeira do Detran Ely Rodrigues. A previsão era atender 450 usuários e ultrapassou 600. “As pessoas vêm para resolver três ou quatro veículos, vêm resolver tanto veículo quanto habilitação. Então, esse número aumenta bastante”, explicou.

Com atendentes vacinados, distanciamento, uso de máscara e álcool 70% na mão de pessoas, aconteceram os atendimentos. Emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atualização de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), vistoria e regularização de veículos, como troca de documentos de compra e venda foram os serviços disponibilizados.

Foi grande a demanda para regularizar transferência de veículos, segundo informações da Diretora de Controle Interno do Detran Ceciliene Pedrosa. “Pessoas compram um veículo, não transferem para o seu nome e depois vendem para outra, outra para outra que não sabe nem quem é o primeiro dono do veículo”, declarou.

Além dos atendimentos, 120 pessoas foram beneficiadas com curso do Detran para mototaxistas e agentes de trânsito. O vereador Telo Pinto acompanhou os últimos instantes da ação, na tarde de quinta-feira, 15 de julho.

O legislador avaliou de forma positiva a ação. Agradeceu ao Detran, na pessoa do diretor-presidente Rodrigo Sá, e ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), pelo atendimento à sua solicitação, bem como à Prefeitura de Parintins, por meio do prefeito Bi Garcia (DEM), pela parceria em viabilizar todo apoio logístico para que o Detran pudesse vir com sua equipe.

Mediante à grande demanda, principalmente para regularização de veículos, o parlamentar já articula junto às instituições. “A ideia é retornar, daqui uns dois ou três meses, para legalizar mais veículos e carteiras na nossa cidade para dar melhor andamento no trânsito e para nossa EMTT poder desenvolver seu trabalho a contento da população. Para isso, vamos trabalhar ativamente, para que isso volte a acontecer periodicamente em nosso município”, informou.