Vereador Renei requereu Sessão Itinerante para o distrito do Mocambo e questiona sobre Projeto GTA no Campo
A Indicação ao Governo do Estado referente ao Projeto “GTA no Campo” foi a primeira pauta do vereador Renei Mocambo (PR) na sessão dessa terça-feira (30). O projeto para a Guia de Trânsito Animal (GTA) é de autoria do atual Presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB) e foi apresentado em 2017. A ideia era levar à Zona Rural o serviço de expedição de documentos emitidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), referente aos animais e as condições sanitárias.
A preocupação dos criadores são constantes furtos, porque ao virem à cidade para emitir o documento “enfrentam inúmeras filas para tirar o GTA e, às vezes, nem conseguem resolver no mesmo dia. Assim, deixam precisam suas propriedades à mercê dos meliantes.
“Passei o final de semana na zona rural e o nossos criadores e produtores, que trabalham, criando seu gado, eles nos procuraram questionando sobre o projeto GTA no Campo. Nós temos acompanhado os produtores e criadores na Delegacia da Polícia Civil, registrando queixas e mais queixas dos furtos que vem acontecendo”, relatou.
Após o exposto, Renei foi informado pelo Presidente da Casa que a Indicação vai ser reeditada e será uma das propostas a serem levadas ao Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror/AM), Petrúcio Magalhães para que a emissão aconteça nos polos como Mocambo, Caburi, Vila Amazônia e outras localidades.
Atento às necessidades da zona rural. Renei falou sobre o pedido de visita do coordenador da comunidade Mangueirão para que os vereadores visitem a localidade para ver a realidade da escola, o qual informou em programa radiofônico que “os pais dos alunos tomaram a decisão de pedir para os seus filhos para não comparecem mais à escola”.
Situação semelhante aconteceu na comunidade São Pedro mês passado, os pais tomaram a essa atitude porque “Escola Senador José Esteves tem mais de 30 anos de existência e nunca tinha passado por uma reforma”. Essa semana a escola será entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para as devidas providências.
Como defensor e voz do povo Mocambense na Câmara (PR) requereu a realização de Sessão Itinerante no distrito do Mocambo. “É nosso dever trazer discussões que culminem na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. Proporcionar oportunidade de discussão e interação entre comunidade e esta Casa, contribuirá para tomar ciência dos principais problemas enfrentados pela população dessa região e para tomar as medidas necessárias no que compete a este Poder Legislativo, uma vez que somos seus representantes legais”, justificou.