Vereador Renei destacou atendimentos da UBS Fluvial, que ultrapassam 1.700

por clely — publicado 12/11/2019 18h10, última modificação 13/11/2019 06h10
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
"Aqui em Parintins o recurso demorou muito a chegar. O projeto foi aprovado ainda na gestão do ex-prefeito, e o prefeito Bi Garcia, com todas suas articulações conseguiu concluir esse projeto tão grandioso, que hoje atende, principalmente, as áreas de várzea no município de Parintins. Desde o dia em que essa UBS foi entregue já foram atendidos mais de 1.700 atendimentos", expressou.

Na sessão de hoje terça-feira (12/11), o vereador Renei Mocambo (PL) destacou, mais uma vez, sobre o trabalho que está sendo feito na zona Rural pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desde a entrega da UBS Fluvial para atender os irmãos ribeirinhos. Dessa forma, falou que há alguns anos atrás o senador Eduardo Braga (MDB) destinou emenda para esse município, no valor de dois milhões de reais para a construção dessa UBS Fluvial para atender as comunidades, principalmente em área de várzea.

O parlamentar disse que em curso de gestão que fez na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na capital do Estado, em 2013/2014, ouviu muito falar sobre o projeto das UBS. Dizia-se que seriam muito útil para atender as comunidades e que o projeto foi implantado por prefeitos, deputados e senadores.

O atendimento da UBS nesta terça-feira (12/11) foi na comunidade Borralho. Renei informou que na quarta-feira (13/11) vai atender as comunidades do Arco e na Vila nova, no dia seguinte, as comunidades da Ilha das Guaribas e Pajé. O vereador disse que acompanha essas comunidades e sabe da luta que essas pessoas enfrentam, de o quanto é difícil de conseguir uma consulta com um médico dentro município de Parintins, não pela má administração, mais sim por causa do grande número de pessoas que procuram o município para cuidar da saúde, até mesmo pacientes que se deslocam do estado do Pará.

Renei disse que na semana passada esteve na comunidade de Vila Nova e viu a dificuldade que a comunidade tem para o consumo de água. Para tanto, solicitou ao Secretário Municipal de Educação João Costa uma caixa d'água com um reservatório maior para que os comunitários não tenham mais que estar carregando água para os afazeres diários. Ele enfatizou que o povo necessita e merece de dias melhores”.