Vereador Naldo Lima solicita a SEMED o mapeamento das escolas que estão tendo o ensino afetado pela estiagem na zona rural do município

por Mayara Carneiro publicado 24/10/2023 16h32, última modificação 24/10/2023 16h32 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Segundo o parlamentar, o objetivo é esclarecer sobre os impactos que a estiagem vem causando no funcionamento do ano letivo e aprendizagem dos alunos nas escolas da zona rural, principalmente as que ficaram isoladas.
Vereador Naldo Lima solicita a SEMED o mapeamento das escolas que estão tendo o ensino afetado pela estiagem na zona rural do município

Foto: Simone Brandão

O vereador Naldo Lima (SD) apresentou em Plenário a indicação n°790/23, solicitando da Prefeitura Municipal de Parintins, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que realize um levantamento das localidades onde o serviço do transporte escolar foi interrompido devido à estiagem, visto que a evasão em alguns educandários é considerável.

Segundo o parlamentar, o objetivo é esclarecer sobre os impactos que a estiagem vem causando no funcionamento do ano letivo e aprendizagem dos alunos nas escolas da zona rural, principalmente as que ficaram isoladas e consequentemente interrompendo o serviço de transporte escolar fluvial pela falta de acesso dos rios. Ele justifica sua preocupação e comenta sobre a urgência de providências cabíveis que a secretaria precisa tomar para que esses estudantes possam ser assistidos.

“Tivemos conhecimento a respeito da considerável evasão dos alunos nos educandários em algumas comunidades rurais, dentre elas a escola São Sebastião na Brasília, onde dezenas de crianças não comparecem as atividades escolares a semanas. Outro fator que também tem causado preocupações e que precisam ser resolvidos é a paralização dos serviços do transporte escolar onde vem afetando diretamente na frequência desses alunos nas salas de aula”, pontua.

O Vereador reitera que é necessário que medidas sejam tomadas para restabelecer dentro do possível a rotina escolar desses educandários, na tentativa de minimizar os prejuízos tanto na frequência quanto na aprendizagem dessas crianças.