Vereador Naldo Lima reapresenta pedido para a instalação de uma Unidade do CAIC no município de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 24/03/2025 13h12, última modificação 24/03/2025 13h12 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
“A implantação do CAIC é uma demanda que venho buscando desde o mandato passado, e que devido à relevância do bem de serviço a toda comunidade parintinense, volto apresentar o pedido e esta casa”, justifica o vereador.
Vereador Naldo Lima reapresenta pedido para a instalação de uma Unidade do CAIC no município de Parintins

Vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins

Na manhã desta segunda-feira (24), o vereador Naldo Lima (Pode) reapresentou ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o pedido para a implantação de uma Unidade do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), com o objetivo de oferecer atendimento de referência ambulatorial na área da saúde, na sede do município de Parintins. O pedido foi feito durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parintins. 

De acordo com o parlamentar, com a oferta do recurso na cidade, serão assegurados os atendimentos especializados à crianças de 0 a 13 anos, proporcionando assistências multiprofissionais, e o acesso a ações de saúde preventiva e diagnóstico precoce para o referido público, possibilitando os cuidados adequados a mais crianças sem que haja necessidade de deslocamento até Manaus. Assim também como poderá contribuir para redução na incidência de doenças graves e melhorar os resultados de saúde da população. 

“A implantação do CAIC é uma demanda que venho buscando desde o mandato passado, e que devido à relevância do bem de serviço a toda comunidade parintinense, volto apresentar o pedido e esta casa. Sabemos que, atualmente, esses centros especializados são ofertados somente em Manaus, o que acaba impossibilitando o acesso a muitos pacientes do interior do estado, devido dificuldade que muitas famílias enfrentam, principalmente pelo custo econômico com alimentação, transporte e moradia, quando precisam se ausentar de sua cidade em busca de cuidados médico na capital”, justifica o vereador. 

O edil reitera que, mesmo com toda assistência prestada pelo município, por meio da Representação Assistencial, na capital, sabemos o quão dispendioso fica para os familiares custearem um tratamento fora do município, e que a conquista somaria para o fortalecimento da rede de saúde mais justo e eficiente tanto para o município, quanto para os municípios adjacentes.