Vereador Naldo Lima chama atenção para a questão das lixeiras viciadas nas ruas da cidade
“Precisamos de medidas cabíveis contra essas pessoas que praticam esse tipo de crime ambiental”, falou o vereador Naldo Lima (PODE), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Parintins na segunda-feira (10). O questionamento foi feito após a indignação de populares diante da prática do deposito de lixo em lugares indevidos nas ruas de Parintins.
Segundo o parlamentar, essa é uma questão antiga que já vem sendo debatida, mas que precisa ser solucionada, pois além dos problemas estéticos e de saúde pública, as lixeiras viciadas podem impactar negativamente a qualidade de vida dos moradores e a imagem da cidade. Visto que o acúmulo de lixo atrai insetos, roedores e outros animais, que podem se tornar transmissores de doenças, aumentando o risco de surtos de doenças transmissíveis.
“A falta de educação ambiental precisa ser trabalhada de forma contínua, mas para minimizar a problemática das lixeiras viciadas, é fundamental implementar um sistema de coleta eficiente, tanto para o lixo doméstico, quanto para os entulhos. É necessário que o Poder Público cumpra com sua obrigação, mas em contrapartida precisamos da participação da comunidade na manutenção da limpeza urbana”, afirma o vereador.