Vereador Mateus Assayag solicita Unidade de Saúde Referência para Mulheres em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 25/10/2023 13h27, última modificação 25/10/2023 13h27 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A propositura é apresentada em meio as discussões da campanha Outubro Rosa, que alerta a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher.
Vereador Mateus Assayag solicita Unidade de Saúde Referência para Mulheres em Parintins

Foto: Simone Brandão

O vereador Mateus Asssayag solicitou na Câmara Municipal de Parintins a implantação de uma Unidade de Saúde Referência para os Cuidados da Saúde da Mulher. A indicação foi apresentada na sessão ordinária de segunda-feira, dia 23 de outubro, e objetiva oferecer um espaço especializado para atender a demanda de consultas e exames do público feminino, tanto da cidade, como do interior.

No texto, o parlamentar justifica que a solicitação visa concentrar os atendimentos de baixa e média complexidade em uma unidade de saúde que se tornaria referência para as mulheres, com a oferta de exames como: preventivo, rastreamento de câncer de colo de útero, atendimento especializado em mastologia e endometriose.

“Sabemos que a construção de um prédio novo demanda tempo, devido a todo processo burocrático para execução do projeto. Por isso, a nossa ideia é aproveitar a estrutura de uma UBS que já esteja construída e implantar os atendimentos direcionados à saúde da mulher neste local. As parintinenses não podem esperar, quando se trata de saúde, é fundamental encontramos soluções imediatas e eficientes”, destacou Mateus Assayag.

A propositura é apresentada em meio as discussões da campanha Outubro Rosa, que alerta a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher, sobretudo com o trabalho de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero.

“Mesmo chegando ao final deste mês, não podemos interromper os debates sobre a saúde da mulher, precisamos criar soluções para vencer a batalha contra o câncer, e o esforço necessita ser coletivo, sempre ao lado das famílias”, finaliza o parlamentar.