Vereador Mateus Assayag propõe Lei que garante transporte gratuito aos vestibulandos da zona rural
Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 24 de outubro, o vereador Mateus Assayag apresentou o Projeto de Lei que institui o “Programa de Incentivo e Acesso da Zona Rural no Processo de Seleção para Ingresso nas Universidades”. O objetivo é garantir aos estudantes do interior o deslocamento gratuito (ida e volta) até a sede do município nos dias de provas de vestibular.
De acordo com o texto, o programa terá como público alvo os alunos do 3° ano do ensino médio, inscritos nos vestibulares Macro, bem como no Sistema de Ingresso Seriado (SIS-UEA), no Processo Seletivo Contínuo (PSC-UFAM) e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A iniciativa visa atender as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com as inscrições regulamentadas pela Prefeitura de Parintins.
Mateus Assayag falou do esforço que as famílias fazem para garantir a presença dos filhos nas provas, mas lamentou que muitos deixam de prestar o vestibular por não terem condições de arcar com o transporte. “Para que seus filhos viajem até a cidade em busca de um futuro melhor, os pais tiram dinheiro das contas de casa e muitas vezes até mesmo da alimentação. Nosso projeto prever que as passagens sejam subsidiadas pelo poder municipal para que dessa maneira a disputa por uma vaga na universidade seja igual para todos”, defendeu.
Os desafios vivenciados pelos estudantes da zona rural se tornam ainda mais difíceis devido a grande estiagem que assola a região. Mateus Assayag lembrou que muitos precisam pegar dois transportes para fazer o deslocamento até à cidade. “A situação fica muito pior neste período do ano e nós precisamos olhar com atenção para os estudantes do interior e acreditar que eles podem construir um futuro promissor em Parintins”, disse.