Vereador Massilon defende vacinação de Agentes Funerários e Coveiros em Parintins
Em defesa dos servidores que atuam no cemitério da cidade de Parintins, o Vereador Massilon Cursino (Republicanos) protocolou Ofício nº 001/2021, ao Secretário Municipal de Saúde, Clerton Rodrigues Florêncio, no sentido de incluir os Agentes Funerários e Coveiros no grupo prioritário da vacina contra Covid-19. De acordo com Massilon, esses trabalhadores atuam em condições insalubres ao conduzir pessoas contaminadas pelo vírus e que vieram a óbito.
“Sabemos que a competência para definir os prioritários é do Ministério da Saúde, porém o município vendo a necessidade pode incluí-los e depois proceder com a justificativa formal. Eles estão expostos ao risco e à vulnerabilidade”, falou.
Massilon Cursino frisou que esses servidores são poucos numericamente, mas são de fundamental importância, pois têm a missão de carregar diariamente os mortos com o vírus para dentro da urna funerária. “E o Coveiro tem que lidar com a terra contaminada e pegar no caixão para fazer o sepultamento. Acredito que o município poderá incluí-lo e proceder uma justificativa, enquanto se solicita formalmente ao Ministério da Saúde a inclusão desses profissionais na lista de prioritários”, explicou o parlamentar. /// Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP