Vereador Marcos da Luz destaca Agenda parlamentar

por clely — publicado 09/04/2019 07h47, última modificação 09/04/2019 07h47 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Agenda parlamentar e ações voltadas às respectivas demandas permearam o discurso do vice-presidente da Câmara, vereador Marcos da Luz (PRB), nessa segunda-feira (08).

Agenda parlamentar e ações voltadas às respectivas demandas permearam o discurso do vice-presidente da Câmara, vereador Marcos da Luz (PRB), nessa segunda-feira (08). Marcos da Luz relatou encontro com Capitão José Carlos de Sá Parintins, agente fluvial em Parintins. Na ocasião, apresentou quatro expedientes.

O primeiro, resultante da audiência pública da Lagoa da Francesa, pede “orientações e as ações para resolver os impactos socioambientais na Lagoa e entorno”. Nortear atividades portuárias no território de Parintins, bem como nos principais polos rurais foi outro ponto, “porque não existe uma legislação que oriente, visto toda a orla da nossa cidade nesses polos não se há controle e há um desordenamento completo do serviço de embarque e desembarque”. Outro tópico foi sobre “a situação de transporte de passageiros, que são acometidos de necessidades especiais”. Por último, indagou sobre “a intensificação da fiscalização de combate ao tráfico de droga nas embarcações”, que visa lidar com “a questão da entrada da droga, especialmente para as comunidades Rurais do município”.

À comunidade de São Pedro Paraíso, no rio Tracajá, via Requerimento Verbal, fez algumas reivindicações. Em preparação às comemorações de 50 anos da localidade solicitou os seguintes serviços: pintura e manutenção elétrica da Escola Municipal, conclusão do Centro Social, auxílio na regularização e obras necessárias para a construção do cemitério Regional na comunidade Santa Luzia e instalação de seis refletores na área de apresentações e manifestações culturais do lugar. Pediu ainda a construção um poço artesiano e que faça a distribuição da de água, bem como a manutenção da Casa de Professor existente e edificação de uma mais de uma casa.

Sobre exposição das viagens às comunidades rurais, frisou a Bom Socorro do Zé Açu, no dia 05, com vistas à realização da Sessão Itinerante, dia 26 deste mês, requerida pelo edil. Oportunidade em que além de ser feito o levantamento de toda a logística para a sessão, sondou alguns impactos na comunidade, principalmente com relação aos focos de lixeiras e retirada de areia, bem como visitou a obra do castelo para Caixa D'água. Anunciou reunião na comunidade nesta terça (09) para elencar previamente as demandas para a Sessão Itinerante.

Ainda sobre a comunidade, relatou visita junto ao prefeito para fazer a entrega para comunidade de cinco máquinas para fazer o trabalho na estrada que liga Bom Socorro à comunidade Santa Fé. Na comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Máximo, visitei a escola que está em construção e reuniu com professores para ver a situação da merenda, do transporte escolar e a expectativa para ocupar o prédio da nova escola.

No sábado (06), em São Sebastião do Juruá, no Rio Tracajá relatou sua participação na Soltura de Quelônios e no domingo (07) o comparecimento à manifestação de aniversário da Escola Municipal Toledo Pizza, no rio Tracajá. Ao Educandário, solicitou Moção de Aplausos e Parabenizações “pelos 54 anos de fundação e 20 anos de Decreto Municipal”.