Vereador Fábio Cardoso propõe que nome do Museu dos Bois-Bumbás seja homenagem a Jair Mendes
Nesta segunda-feira, 17, o vereador Fábio Cardoso (Podemos) apresentou uma proposta para nomear o Museu dos Bois-Bumbás de Parintins como Museu Jair Mendes. A indicação visa homenagear o artista plástico Jair Mendes, falecido no último sábado, 15, no Hospital Delfina Aziz, em Manaus.
Em sua justificativa, o vereador ressaltou a relevância de Jair Mendes para a cultura local. “Jair foi um dos maiores representantes da nossa tradição, um artista que dedicou sua vida à preservação e promoção da cultura parintinense. Dar seu nome ao museu é uma forma de reconhecer seu legado e inspirar futuras gerações, uma vez que Jair teve influência nos dois bois, tanto Garantido quanto Caprichoso”, afirmou Fábio.
A Trajetória de Jair Mendes
Jair Mendes foi fundamental para a evolução dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, trazendo realismo e inovação para suas apresentações na arena. Ele foi responsável pela introdução das primeiras alegorias do festival na década de 70. Em 1978, o boi Garantido encantou o público com movimentos realistas, como o abrir e fechar dos olhos, o balançar da cauda e o movimento das orelhas e da boca, o que lhe rendeu o apelido de “Boi Biônico”. Naquele ano, Mendes se consolidou como mestre da arte parintinense, tornando-se uma referência no município.
Próximos Passos
A indicação de Fábio Cardoso agora será analisada amanhã pelas comissões da Câmara Municipal, onde será discutida e votada. Contudo, é importante destacar que, conforme mencionado durante a sessão, a proposta não foi apresentada em um momento com coro suficiente para ser aprovada.
Todos os documentos lidos precisam ser representados em uma sessão com a presença adequada para que possam ser apreciados e votados. Assim, a indicação será formalmente direcionada ao Governo do Estado no momento da inauguração do museu. Fábio Cardoso, por exemplo, planeja que sua indicação seja apreciada pelos vereadores, buscando uma votação que permita que a homenagem a Jair Mendes siga adiante.