Vereador Cabo Linhares solicita Título de Cidadania Parintinense a Mayra Dias

por Mayara Carneiro publicado 13/09/2021 15h32, última modificação 13/09/2021 15h32 Texto: Lúcio Costa - Assessoria CMP / Fotos: Simone Brandão
Mayra Dias será condecorada com o Título de Cidadã Parintinense.

Na sessão Ordinária desta segunda-feira, 13 de setembro, o Vereador Cabo Linhares (PSL) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo, no qual solicita o Título de Cidadania Parintinense à primeira-dama de Parintins, Mayra Benita Dias Garcia, pelos relevantes serviços prestados no município de Parintins e no Estado do Amazonas. 

Cabo Linhares evidenciou a história vencedora de Mayra que é inspiração e referência para muitas mulheres. Natural de Itacoatiara, foi criada em Nova Olinda do Norte, onde morou até os 18 anos, quando mudou-se para Manaus, capital do Estado do Amazonas, para fazer faculdade. Filha de Carlos, Luiz de Oliveira Dias e Albaniza Alves Dias, a jovem Mayra sempre foi uma mulher de garra, de luta, jamais teve medo de trabalhar. 

Mayra Dias é a típica menina do interior do Estado do Amazonas, das brincadeiras nas ruas nos fins de tardes, dos intensos sonhos de vencer na vida e dos desejos de conquistar o mundo. Do berço em Itacoatiara, da casa em Nova Olinda do Norte e da paixão pela cultura de Parintins sua vida sempre foi de muito trabalho. Em sua jornada, seu foco levou ao jornalismo, a especialidade em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais e mais além, às passarelas do Brasil e do mundo. 

Sua beleza peculiar de cabocla amazônida começou a conquistar as pessoas e a levaram para a passarela da região. Ainda jovem concorreu ao Miss Amazonas nos anos 2011 e 2012, depois, representou o estado em concursos nacionais como Miss Brasil Latina e Miss Mundo Brasil. Ganhando mais experiência, representou o país como Miss Brasil Hispano Americana 2016, conquistando a terceira colocação no concurso internacional Reina Hispano Americana e, como uma boa brasileira que é, se inscreveu pela última vez devido idade limite com 27 anos, e foi eleita Miss Brasil 2018, um salto em sua carreira e em sua vida. O momento é histórico, pois a amazonense é a segunda mulher do nosso estado a ser coroada como mais bela do país. 

Como Miss Brasil, Mayra fez campanha publicitárias, viajou pelo país, engajou-se em causas cosias e ambientais, recebendo o Título de Embaixadora da Fundação Amazonas Sustentável, o que lhe rendeu a oportunidade de participação da Semana Internacional do Clima Em New York a convite da ONU. Representou o Brasil no Miss Universo 2018 ocorrido na Tailândia onde foi semifinalista, classificando-se no top 20. Apaixonada pela Amazônia, fez questão de conscientizar o Brasil e mundo sobre a importância da conservação do meio ambiente para a humanidade. Uma bandeira hasteada até hoje em suas inúmeras iniciativas humanitárias. 

Mayra Dias é casada com Frank Luiz Garcia, e hoje é a primeira-dama do Município de Parintins, onde desenvolve projetos sociais, uma de suas paixões. A eterna Miss Brasil realiza projetos sociais na educação, saúde e na assistência social do município. A primeira-dama desenvolve um lindo trabalho, principalmente, no cuidado e atendimento às pessoas, ela sempre teve um olhar atencioso para todos. Durante a pandemia do Novo Coronavírus, realizou a entrega dos kits de vitaminas e sais minerais, que contribuiu grandemente para o reforço do sistema imunológico contra gripes e da covid-19 para salvar vidas dos idosos. 

A primeira Dama idealizou projeto de reabilitação pós covid itinerante, uma iniciativa que leva profissionais de saúde até as pessoas que tiveram covid. Em alguns casos, os pacientes foram levados para o Centro de Reabilitação Pós-Covid, para um atendimento mais especializado. Mayra Dias apoia o movimento LGBTQIA+ entre outros grupos organizados da cidade e zona rural de Parintins. Mayra teve brilhante ideia de implantar em Parintins o Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas - Girassol, que tem como objetivo de atender pessoas com deficiência física, neurológica e idosos com atividades psicomotoras, cognitivas e sensoriais. 

O projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadania Parintinense à Mayra Dias foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores.