Vereador Beto manifesta preocupação sobre realização do Festival em novembro

por clely — publicado 21/07/2020 19h40, última modificação 21/07/2020 19h43
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Erick Siderval - Assessoria Parlamentar / Foto: Pedro Coelho
A empresa Amazon Best anunciou retomada das vendas dos ingressos para o Festival Folclórico para o mês de novembro, divulgando em suas redes o evento para o fim do ano, mesmo que ainda não haja confirmação por parte do Governo Estadual. O assunto gerou grande debate na sessão da Câmara municipal de Parintins por não haver clima e condições de saúde para a realização do evento.

Nesse momento, a ilha registra 3.139 casos e 98 mortos vítimas da pandemia. Quase cem famílias que perderam seus entes queridos, pelo vírus. Frente a estes dados, o vereador Pastor Beto (Republicanos), voltou a falar da responsabilidade da realização do evento.

“Estou preocupado com a realização do evento não porque exerço um cargo de pastor. Sei da importância dos eventos culturais para nossa cidade, mas precisamos olhar com responsabilidade o evento pelos gestores de cada associação. Sabemos da grande bola de neve que se tornou as dívidas dos bois, em que sai e entra outra, e a falta de compromisso com as pessoas que prestam serviço para os bumbás. E, hoje, todos esses trabalhadores estão em uma fila para receber os pagamentos atrasados do ano passado e retrasado e assim sucessivamente”, disse o parlamentar.

Beto ainda mostrou apoio ao projeto que será apresentado à Casa Legislativa pelo presidente Telo Pinto (PSDB), em buscar incentivo governamental para sanar as dívidas dos bumbás. “A minha preocupação é com as associações, pois são privadas, com mais de três mil sócios cada uma e trazer recursos para sanar as dívidas sim é válido, desde que o governo Estadual e municipal possam ter autonomia para empregar esse dinheiro, para assim ter um resultado positivo para que os recursos públicos venham gerar renda para parte da população que sempre dependeu da festa. Trago aqui o meu apoio à propositura”, salientou Beto.

O edil ainda finalizou seu discurso dizendo que a realização o evento neste momento não é prioridade. “O governo do Estado está agindo com irresponsabilidade em não dar um posicionamento final sobre a realização do Festival. Está colocando na costa dos presidentes essa responsabilidade, pois todos nós sabemos que o Festival é gerido pelo Estado. Devemos debater isso com a população de Parintins, pois todos demonstram preocupação com realização que está marcada para o mês de novembro, mesmo sabendo que gera aglomeração, trazendo gente de todos os lugares, podendo gerar um novo contágio”, finalizou.