Vereador Babá Tupinambá enaltece ações dos Deputados Saullo Vianna e Roberto Cidade em busca de sociedade inclusiva
Na terça-feira, 22, na 35ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Babá Tupinambá (PDT) destacou em sua fala na tribuna a relevância de duas propostas legislativas que visam beneficiar as pessoas com deficiência (PcDs) no estado do Amazonas. O primeiro destaque foi para o Deputado Federal Saullo Vianna (União-AM) e seu projeto de lei que busca garantir direitos aos acompanhantes de PcDs.
O projeto de lei de autoria do deputado Saullo Vianna propõe uma série de benefícios para os acompanhantes de PcDs, incluindo um desconto substancial de 80% no valor das tarifas de transporte, independentemente da modalidade de transporte utilizado. Além disso, o projeto também prevê vantagens no transporte de bagagens e a gratuidade no transporte de cães-guia, reconhecendo a importância desses animais de assistência para muitas pessoas com deficiência visual.
Em sua tribuna, o vereador Babá Tupinambá elogiou a iniciativa do deputado Saullo Vianna por buscar melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida das PcDs, destacando a importância de leis que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades para esse grupo tão importante da sociedade.
Outro reconhecimento feito pelo vereador foi direcionado ao Deputado Estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Roberto Cidade apresentou o Projeto de Lei nº 779/2023, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade. Essa medida tem como objetivo promover a inclusão, garantir os direitos, proteger a saúde, proporcionar tratamento adequado, assistência social e facilitar a inserção no mercado de trabalho para as pessoas com obesidade.
O vereador Babá Tupinambá ressaltou a importância da atuação dos colegas deputados na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam desfrutar plenamente de seus direitos e oportunidades. Essas iniciativas legislativas são passos significativos na direção de um Amazonas mais justo e acessível para todos.