Vereador Babá Tupinambá defende demandas de famílias indígenas da zona rural de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 31/05/2021 12h19, última modificação 31/05/2021 12h19 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

Demandas das famílias indígenas da zona rural de Parintins. Essa foi a pauta do discurso do Vereador Babá Tupinambá (PDT) na Sessão Ordinária deste dia 31 de maio. As proposituras apresentadas foram aprovadas por unanimidade.

O primeiro Requerimento solicita a construção de uma Escola na Aldeia Monte Betel, com ambiente seguro e de qualidade para contribuir com o ensino e aprendizagem da população indígena. “Tendo em vista as necessidades dos aldeados liderados pelo tuxaua Manoel Carvalho, uma Aldeia simples e que mesmo diante a modernização não quer deixar de viver sua essência. Iremos lutar junto ao Prefeito Bi Garcia por melhorias para os moradores da Aldeia Monte Betel para possam viver de forma digna e que sua cultura seja valorizada cada vez mais”, explicou.

O segundo Requerimento pede a construção de uma Escola na Aldeia Monte Carmelo, composta com duas salas de aula, uma cozinha, um refeitório e uma secretaria para oferecer aos aldeados uma educação de qualidade. “Junto com o povo indígena vamos lutar para solucionar suas necessidades e sempre buscar melhorias para esses cidadãos que têm história milenar de contribuição com a cultura brasileira. Vamos trabalhar unidos com o Prefeito Bi Garcia pelo povo parintinense tanto da zona urbana quanto zona rural. Pessoas que muitas vezes não são assistidas mediante suas necessidades”, disse.

A terceira propositura requer a construção de um Castelo para a caixa d'água na Aldeia Nova Galileia, situada nas margens do Rio Uaicurapá. Os aldeados informaram que a comunidade tem poço artesiano, porém não tem como fazer o armazenamento da água. “Por esse motivo também solicitamos uma caixa d'água para que os aldeados possam ser atendidos em suas necessidades. Juntamente com Prefeito Bi Garcia vamos lutar por melhorias para o povo indígena e vamos buscar soluções para as necessidades do povo indígena”, frisou.

A pedido dos moradores da Aldeia Vila Batista, apresentou um Requerimento solicitando uma caixa para abastecimento e distribuição de água do poço artesiano da comunidade. “Solicitamos da Prefeitura Municipal de Parintins o Requerimento e sabendo da competência e comprometimento do nosso representante líder, muito em breve o pedido dos mesmos será atendido. Juntamente com Prefeito Bi Garcia vamos lutar por melhorias para o povo indígena e vamos buscar soluções para as necessidades do povo indígena. Tendo em vista que são sete aldeias indígenas vizinhas situações nas margens do rio Uaicurapá”, afirmou.

O quinto Requerimento pede a construção de uma Escola na Aldeia Vila da Paz, composta com ambientes seguros para acolher os alunos e de qualidade para a população indígena. “Tendo em vista que as necessidades dos aldeados liderados pelo tuxaua Rose são inúmeras. E vamos trabalhar para que cada necessidade seja solucionada para que os moradores da aldeia Vila da Paz vivam de forma digna. Vamos lutar juntamente com o Prefeito Bi Garcia por melhorias para os moradores da Aldeia Vila da Paz e dar mais oportunidades e qualidade de vida a cada cidadão parintinense”, concluiu Babá.