Vereador Babá Tupinambá comemora criação de Auxílio para Artistas do Amazonas por parte do Governo do Estado

por Mayara Carneiro publicado 09/06/2021 20h28, última modificação 09/06/2021 20h28 Texto e Fotos: Assessoria Parlamentar
Na tarde desta quarta-feira, 09-06, o Vereador Babá Tupinambá também participou do programa da Rádio Câmara, transmitido pela Rádio Clube de Parintins.

Depois de várias insistências por meio ofícios e requerimentos, o presidente da Comissão de Cultura, Turismo e Artes da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Babá Tupinambá (PDT), recebeu nesta quarta-feira, 09 de junho, a informação da autorização do Governador Wilson Lima para a criação do Auxílio para os Artistas do Estado do Amazonas, em especial, aos talentos parintinenses que abrilhantam o Festival da Ilha Tupinambarana e de demais cidades dentro e fora do Estado.

O Vereador agradece a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa pelas informações repassadas e ao Governador Wilson Lima por ajudar os artistas da nossa terra por meio do Auxílio. "Com a paralisação das festas populares em todo o Brasil devido a pandemia, a classe dos artistas foi uma das mais atingidas, relatando também, que muitos ainda sobrevivem em meio a essa enchente que foi a maior já registrada. Como amante e incentivador da cultura, novamente agradeço o apoio que vai ajudá-los a superar esse momento de dificuldade", destaca.

Segundo Babá Tupinambá, a entrega dos cartões está prevista para o mês de julho/2021. "Atualmente a Secretaria trabalha na habilitação desses trabalhadores da cultura que se cadastraram, analisando se eles de fato atuam no setor, para então enviar à Dataprev para que seja realizado o cruzamento de informações referentes aos critérios estabelecidos ao que podem receber o recurso. A lista final será encaminhada para SEAS confeccionar os cartões e entregar aos beneficiados", informa.

O parlamentar explica que a solicitação do auxílio ficou aberta durante 25 dias, entre os meses de abril e maio, no Portal da Cultura, no qual o artista solicitava a renda após se cadastrar no Cadastro Estadual da Cultura. O valor total é de R$ 600,00 (seiscentos reais), dividido em três parcelas mensais de R. 200,00 (duzentos reais).

"Fico feliz com essa atitude do Governo Estadual, tendo em vista que muitos artistas parintinenses estão passando por necessidade e, mesmo ainda sendo um valor mínimo, acredito que vai ajudar muitos pais de família que não têm renda no momento. E vamos buscar mais soluções para as demandas de Parintins junto ao Poder Executivo, Governo Estadual e Federal", afirma Tupinambá.

Rádio Câmara

Na tarde desta quarta-feira, 09-06, o Vereador Babá Tupinambá também participou do programa da Rádio Câmara, transmitido pela Rádio Clube de Parintins e apresentado pelo radialista Lúcio Costa. O parlamentar fez um breve resumo das atividades já realizadas no decorrer dos 160 dias de mandato.

“Falamos sobre as visitas que já realizamos tanto no interior do município quanto na Capital do Estado e sobre as causas que venho lutando por melhorias, como autismo, indígenas e demais demandas da população parintinense tanto da zona rural quanto da zona urbana. Estaremos sempre trabalhando com transparência e focado no bem da população parintinense”, destacou Babá.