Vereador Alex Garcia reúne com a cônsul-geral adjunta do Japão em Manaus e discute parceria institucional
Da esquerda para a direita, estão na imagem o Presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, Elizeu Inomata, o Presidente da Associação Kotaku do AM, Valdir Hiçashi, o presidente da Câmara, Alex Garcia, e a cônsul-geral adjunta, Reiko Nakamura
O presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia (PSD), recebeu, na manhã desta quinta-feira (07/03), a cônsul-geral adjunta do Japão em Manaus, Reiko Nakamura. O diálogo aconteceu na sede do legislativo parintinense e contou com a participação do Presidente da Associação Kotaku do Amazonas, Valdir Hiçashi Sato, e do Presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, José Elizeu Sena Inomata.
O chefe do legislativo municipal ressaltou a importância do encontro, no sentido de discutir oportunidades de cooperação nas áreas cultural, econômica e educacional. Garcia expressou o interesse em fortalecer ainda mais esses intercâmbios para implementação de projetos de desenvolvimento local.
“É mais um passo importante que a Câmara Municipal de Parintins dá para promover ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Parintins”, afirmou o parlamentar.
Na oportunidade, Alex Garcia informou à cônsul-geral sobre a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei apresentado por ele na Câmara, que institui no Calendário Oficial do Município de Parintins o dia 21 de outubro como data comemorativa da Fundação da Vila Amazônia e a Colonização Agrária dos Koutakusseis.
Garcia evidenciou que o PL visa reconhecer e valorizar a história e a cultura da Vila Amazônia e da colonização agrária dos Koutakusseis, contribuindo para a preservação da identidade e das tradições locais, bem como para a promoção do sentimento de pertencimento entre seus moradores.
Reiko Nakamura destacou sua gratidão ao presidente da Câmara pela proposição e afirmou que aguarda ansiosa a sanção do Prefeito de Parintins. “A partir da instituição da data, o Consulado Geral do Japão em Manaus estará presente em Parintins todos os anos para celebrar a herança cultural e histórica deixada pelos Koutakusseis para as gerações futuras”, destacou a cônsul-geral adjunta.