Vereador Alex Garcia afirma que há “descaso” do DNIT para reabrir o Porto de Parintins
Destacado em quase todos os seus discursos semanais na Câmara Municipal de Parintins, o vereador Alex Garcia (PSD), voltou a cobrar a reabertura do Porto de Parintins pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O terminal hidroviário está fechado desde agosto de 2021 devido ao desabamento do muro de contenção.
Segundo o parlamentar, o fechamento do porto tem causado grandes prejuízos para a população parintinense, que precisa utilizar portos alternativos e improvisados, que muitas vezes não tem a estrutura necessária para fazer o embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.
“Este porto custou mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos, mas nunca atendeu a população como deveria porque vive fechado para reformas. É inadmissível a irresponsabilidade do DNIT com a problemática do nosso porto”, criticou.
Em seu discurso, Alex comparou o descaso do Porto de Parintins pelo órgão federal com a BR-319, que em menos de 10 dias, duas pontes desabaram por falta de manutenção. A via é administrada também pelo DNIT.
“Os próprios moradores da região da BR-319 relataram que o DNIT sabia sobre o risco de desabamento e mesmo assim manteve a ponte aberta. Na nossa cidade, eles sabiam do problema na balsa do terminal e só decidiram interdita-la dois dias antes do Festival de Parintins”, pontuou.
Alex reiterou que irá cobrar a solução para o porto até o problema ser resolvido. “Não vou me calar diante deste descaso. Nossa população sofre sem a principal porta de entrada da cidade, e algo precisa ser feito”, finalizou.